Repository logo
 
Publication

O brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação de infância – Portugal (1997-2017)

dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.date.accessioned2020-02-03T12:02:15Z
dc.date.available2020-02-03T12:02:15Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNo atual panorama socioeducativo identifica-se uma controvérsia na Educação de Infância em que a escalada da sua ‘escolificação’ vem sendo confrontada com a sua desconstrução e a defesa de uma pedagogia da infância na qual o brincar, como direito das crianças e expressão cultural infantil, é assumido como (com)texto informal de aprendizagens holísticas, essenciais à sua formação pessoal, social e cultural. Entrecruzando contributos dos Estudos da Infância e das Ciências da Educação, analisam-se políticas para a Educação de Infância (1997-2017) e relatórios da Prática de Ensino Supervisionada dos mestrados profissionalizantes para a docência com crianças até 6 anos, em instituições de ensino superior públicas e privadas de Portugal (2014- 2017), visando, no primeiro caso, i) identificar a presença do brincar nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (1997, 2016), e suas conceções; no segundo caso, i) mapear os relatórios dedicados ao brincar em contextos de creche e jardim de infância; ii) analisar e problematizar as conceções do brincar que são privilegiadas e, por consequência, as de criança, educação e educador/a, nas lógicas e sentidos atribuídos pelas estudantes por relação com a sua prática pedagógica. Advogando a educação de infância como promotora da cidadania das crianças, reivindica-se o brincar como direito de participação delas e como base empírica imprescindível para fundamentar práticas pedagógicas contra-hegemónicas mais equitativas e justas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Early Childhood Education shows a controversy between schooling on one side, and its deconstruction and pedagogy in early childhood education on the other side. To play is a children’s right and an expression of culture of childhood, and it is assumed as an informal learning holistically of central importance to their personal, social and cultural foundation. Combining Childhood Studies research (1997-2017) and Reports of Supervised Teaching Practices at professional Master graduate program’s at public and Private Higher Education Institutions in Portugal (2014-2017) – which aim to prepare educators who are going to work with children until the age of 6, we intend (i) to identify playing in the Pre-School Curriculum Guidelines (1997, 2016), and its conceptions; (ii) to analyse the Reports that deal with playing at day-care centres and kindergartens; (iii) to analyse children’s possibilities of playing, and thus having access to education. Children’s education must be seen, as a citizenship right, therefore playing is a right of children. Playing constitutes the empirical and necessary basis in order to create egalitarian counter-hegemonic pedagogical practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTomás, C., & Ferreira, M. (2019). O brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação de infância – Portugal (1997-2017). EccoS – Revista Científica, 0(50), e14109. doi:https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14109pt_PT
dc.identifier.doi10.5585/eccos.n50.14109pt_PT
dc.identifier.eissn1983-9278
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11042
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectLógicaspt_PT
dc.subjectSentidospt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.subjectLogicspt_PT
dc.subjectMeaningspt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectEducation policiespt_PT
dc.subjectReportpt_PT
dc.titleO brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação de infância – Portugal (1997-2017)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue50pt_PT
oaire.citation.startPagee14109pt_PT
oaire.citation.titleEccoS – Revista Científicapt_PT
person.familyNameTomás
person.familyNameFerreira
person.givenNameCatarina
person.givenNameManuela
person.identifierI-7904-2018
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.ciencia-idB514-79B8-F342
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.orcid0000-0001-9498-8061
person.identifier.scopus-author-id15027833000
person.identifier.scopus-author-id7402787225
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication7e151bd4-4486-4f60-b8f4-ab645272750c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
14109-67551-1-PB.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections