Publication
O que se traz de casa: as práticas culturais familiares numa sala de jardim de infância
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Tomás, Catarina Almeida | |
| dc.contributor.author | Rocha, Mariana Rodrigues | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T10:04:23Z | |
| dc.date.available | 2025-11-14T10:04:23Z | |
| dc.date.issued | 2025-05-09 | |
| dc.date.submitted | 2025-04-22 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, descreve a prática pedagógica desenvolvida num jardim de infância, entre os dias 30 de setembro de 2024 e 24 de janeiro de 2025, numa organização socioeducativa da rede privada, com fins lucrativos, localizada em Lisboa. A intervenção pedagógica foi concretizada junto de um grupo constituído por 21 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, acompanhadas por uma educadora de infância e uma auxiliar de ação educativa. Após a caracterização do contexto socioeducativo e a definição das intenções pedagógicas que sustentaram a intervenção, é introduzida a temática de investigação: “O que se traz de casa”: as práticas culturais familiares numa sala de jardim de infância. Este estudo teve como objetivos: (i) compreender de que forma as crianças se reconhecem enquanto produtoras de cultura e como as experiências culturais familiares são mobilizadas no quotidiano do jardim de infância; e (ii) analisar de que maneira as práticas culturais familiares influenciam as práticas pedagógicas da equipa educativa. Do ponto de vista metodológico, o estudo inscreve-se numa abordagem qualitativa, assumindo a forma de estudo de caso. Para a recolha de dados, foi desenvolvido um processo de triangulação metodológica que integrou a observação participante, a realização de entrevistas semiestruturadas e a aplicação de um inquérito por questionário. Importa salientar que, no âmbito deste estudo, as práticas culturais familiares são compreendidas enquanto expressão do capital cultural das crianças, moldado pelas experiências e contextos socioculturais vivenciados no seio familiar. A partilha destas vivências no espaço da sala potencia não só a troca de saberes e o enriquecimento cultural e social do grupo, como também influencia as práticas pedagógicas da equipa educativa, que as valoriza e integra através de propostas emergentes, projetos colaborativos e visitas de exploração. | por |
| dc.description.abstract | The present report, prepared within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II, describes the pedagogical practice carried out in a kindergarten between the 30th of September 2024 and the 24th of January 2025, in a socio-educational organisation from the private, for-profit sector, located in Lisbon. The pedagogical intervention was conducted with a group of 21 children, aged between 4 and 5 years, accompanied by a kindergarten teacher and a teaching assistant. Following the contextualisation of the socio-educational setting and the definition of the pedagogical intentions that guided the intervention, the research theme is introduced: “What is brought from home”: family cultural practices in a kindergarten classroom. This study aimed to: (i) understand how children perceive themselves as producers of culture and how family cultural experiences are mobilised in the daily life of the kindergarten; and (ii) analyse how family cultural practices influence the pedagogical practices of the teaching team. From a methodological perspective, this research adopts a qualitative approach, designed as a case study. Data collection involved a triangulation process combining participant direct observation, semi-structured interviews, and a questionnaire survey. It is important to highlight that, within the framework of this study, family cultural practices are understood as an expression of the children’s cultural capital, shaped by the experiences and sociocultural contexts provided by their family environment. The sharing of these experiences within the classroom not only promotes the exchange of knowledge and the cultural and social enrichment of the group but also influences the pedagogical practices of the educational team, who recognise and incorporate them through emergent proposals, collaborative projects, and exploratory visits. | eng |
| dc.identifier.citation | Rocha, M. R. (2025). O que se traz de casa: as práticas culturais familiares numa sala de jardim de infância [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22269 | |
| dc.identifier.tid | 203950399 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22269 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Práticas culturais familiares | |
| dc.subject | Capital cultural | |
| dc.subject | Go-between | |
| dc.subject | Crianças em Jardim de infância | |
| dc.subject | Family cultural practices | |
| dc.subject | Cultural capital | |
| dc.subject | Children in kindergarten | |
| dc.title | O que se traz de casa: as práticas culturais familiares numa sala de jardim de infância | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Educação Pré-Escolar |
