Repository logo
 
Publication

Uma abordagem do ensino da estatística a estudantes de comunicação

dc.contributor.authorSilvestre, Cláudia
dc.contributor.authorMeireles, Ana
dc.date.accessioned2017-12-11T23:38:30Z
dc.date.available2017-12-11T23:38:30Z
dc.date.issued2017-10
dc.description.abstractA estatística, como unidade curricular de cursos de comunicação, não é geralmente muito apreciada pelos alunos. Por vezes até existe uma certa fobia e descontentamento por estas áreas. Neste casos, em que os alunos já estão desmotivados à partida; o nosso desafio torna-se mais complicado, sendo também necessário despertar a curiosidade por estas temáticas para conseguir algum envolvimento por parte dos alunos. Muitos autores têm referido que trabalhar com dados reais motiva mais os alunos, pois assim conseguem ver a utilidade da estatística na compreensão do mundo que os rodeia bem como perceber que pode ser um meio para obter respostas a perguntas do dia a dia. Nos trabalhos de grupo que desenvolvemos com os alunos temos tido a preocupação de usar dados reais. Nesse sentido o uso de estatísticas oficiais tem sido muito útil. Para além dos alunos lidarem com dados reais também é uma forma de estarem em contacto com conceitos como população, amostra representativa, censos, sondagens, amostragem, entre outros. Serão apresentados dois trabalhos de grupo, um feito pelos alunos do curso de Relações Públicas e outro pelos alunos de Comunicação Empresarial (RPCE) da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) no âmbito da unidade curricular de Estatística. O primeiro exemplo é de um trabalho que resultou da reflexão sobre a importância das estatísticas oficiais para a sociedade em geral e para um profissional de RPCE em particular. No segundo exemplo, o objetivo era trabalhar os últimos dados do European Social Survey referentes a Portugal (ano de 2014) e o desafio era apresentar essa informação através duma infografia, o trabalho escolhido faz uma breve caracterização da amostra portuguesa. Com estas atividades pretendemos dar aos alunos alguma liberdade quanto ao objeto de estudo e permitir que sejam criativos na forma como apresentam os seus trabalhos. Os resultados revelaram- -se bastante produtivos. Houve um maior empenho por parte dos alunos em produzir um trabalho apelativo e sem erros estatísticos. Os alunos também estiveram mais recetivos, foi mais fácil desenvolver um pensamento crítico e a partilha de ideias entre os vários grupos de trabalho.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSILVESTRE, Cláudia; MEIRELES, Ana – Uma abordagem do ensino da estatística a estudantes de comunicação. In: Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, XXIII, Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), 2017 (18-21 outubro)pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7683
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Estatísticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://spe2017.iscte-iul.pt/assets/files/programa-xxiii-congresso-spe.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectLiteracia estatísticapt_PT
dc.subjectAlunos de comunicaçãopt_PT
dc.titleUma abordagem do ensino da estatística a estudantes de comunicaçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboapt_PT
oaire.citation.titleCongresso da Sociedade Portuguesa e Estatística, XXIIIpt_PT
person.familyNameSilvestre
person.givenNameCláudia
person.identifier.ciencia-idDA12-EF3F-C7CD
person.identifier.orcid0000-0002-8850-4304
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication08fbc1bf-3387-4137-8c03-c4664dd43375
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery08fbc1bf-3387-4137-8c03-c4664dd43375

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RESUMO-Uma abordagem do ensino da estatística a estudantes de comunicação.pdf
Size:
7.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: