Repository logo
 
Publication

Contributos didático-pedagógicos da técnica do glissando no ensino do clarinete

dc.contributor.advisorJerónimo, Manuel
dc.contributor.authorSousa, Vítor Freitas de
dc.date.accessioned2019-05-31T15:02:17Z
dc.date.available2019-05-31T15:02:17Z
dc.date.issued2016-07
dc.descriptionMestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I – Prática Pedagógica - O Estágio do Ensino Especializado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa foi realizado ao longo do ano letivo de 2015/2016 no Conservatório D’ Artes de Loures tendo sido selecionados três alunos de níveis diferentes: dois do ensino básico, segundo e quarto grau, e outro do ensino secundário, sétimo grau. O estágio compreendeu a lecionação de 30 aulas de clarinete a cada um dos alunos, num total de 90 aulas, tendo sido elaborados os respetivos planos de aula. Na secção da prática pedagógica procedeu-se à caracterização da instituição de ensino e de cada um dos alunos. Também foi realizada a descrição das práticas educativas desenvolvidas, em cada um dos períodos letivos, dando conta do material utilizado, das estratégias de ensino adotadas e do respetivo desempenho de cada aluno. Seguiu-se uma breve análise crítica da atividade docente com o objetivo de refletir sobre a eficácia das estratégias implementadas face aos desafios que surgiram ao longo do ano letivo, concluindo-se que a experiência da prática pedagógica contribui de forma determinante para a formação de um professor de música, levando-o a pensar sobre as suas estratégias e a repensar os métodos de ensino. Considero, assim, que a aprendizagem musical durante as aulas lecionadas no decurso do estágio do ensino especializado ajudou os alunos a crescer tanto musicalmente como do ponto de vista humano, ao mesmo tempo que contribuiu para o meu enriquecimento didático pedagógico, bem como da minha dimensão humana.pt_PT
dc.description.abstractResumo II – Investigação - Paralelamente à realização do estágio foi executado um trabalho de investigação sobre o tema “contributos didático-pedagógicos da técnica do glissando no ensino no clarinete”, incidindo a consulta bibliográfica na origem e na evolução da técnica do glissando, bem como na importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem. A temática do presente trabalho de investigação prende-se com utilização da técnica do glissando não só como forma de fornecer aos alunos noções pedagógicas básicas que lhes permitam compreender os processos envolvidos na mesma, assegurando que os usam de forma consciente, mas também de modo a que os relacionem com as bases essenciais no controlo do instrumento, explorando, consequentemente, as capacidades motivadoras da utilização deste efeito. Posteriormente, foi apresentada a metodologia de investigação utilizada, neste caso o inquérito por questionário. Para concluir a secção da investigação procedeu-se à análise dos resultados, com o objetivo de confirmar a pertinência da questão de investigação, articulando os resultados obtidos com a literatura estudada e com a experiência adquirida através da atividade docente. Por último, apresentou-se uma proposta pedagógica para o ensino da técnica do glissando. Efetivamente, através da aplicação do ensino da técnica do glissando, pude concluir que os alunos envolvidos neste projeto evidenciaram progressos ao nível da eficácia do estudo autónomo. Verifiquei também que trouxe benefícios ao nível do detalhe no estudo, da qualidade do trabalho apresentado, bem como na segurança em performance.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I – Teaching - The Specialized Education Training Internship within the Master's degree in Music Education at the Escola Superior de Música de Lisboa was carried out during the school year of 2015/2016 in the Conservatório D’ Artes de Loures. For this purpose, there have been selected three students of different degrees: two of basic education, second and fourth grade, and another of secondary education, seventh grade. The Internship included teaching 30 clarinet lessons to each one of the students, in a total of 90 lessons, and making their lessons plans. In the teaching practise section was made the characterization of the school and of each one of the students. It was also made the description of the pedagogical practises applied in each school term, presenting the resources used, the teaching strategies adopted and the performance of each student. Then it was done a brief critical analysis of the teaching practice with the aim of reflecting about the efficacy of the strategies implemented to face the challenges that occurred during the school year, concluding that the experience of the teaching practise contributes decisively to the formation of a music teacher, making him think about his strategies and rethink the teaching methods. I consider, therefore, that the musical learning during the lessons taught on this specialized education training helped the students to grow both musically and from a human point of view, at the same time it contributed to my didactic-pedagogic enrichment and my human dimension.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II – Research At the same time as Specialized Education Training Internship was carried out it was done a research work about the theme “didactic and pedagogical contributions of glissando technique in clarinet teaching”, focusing the bibliographic research in the origins and evolution of the glissando technique and also in the importance of the motivation in the teaching-learning process. The theme of the present research work refers to the use of glissando technique not only as a way to give students basic pedagogical notions that can allow them to understand the processes involved in such technique, making sure that they use them consciously, but also that they can be able to relate those processes with the essential bases in the control of the instrument, exploring, therefore, the motivational skills of the use of this effect. Then it was presented the research method used, in this case a questionnaire survey. To conclude the research section, the results were analysed to confirm the relevance of the research question, relating the results obtained with the studied literature and the pedagogical experience of the teaching practise. Finally, it was presented a pedagogical proposal for the teaching of the glissando technique. Indeed, through the teaching of the glissando technique, I could conclude that the students involved in this project showed progress on the effectiveness of the self-study. I realized that it brought benefits to the level of detail in the study, to the quality of work presented and to the security showed during the performance.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201709236
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10104
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.subjectGlissandopt_PT
dc.subjectSpecialized music teachingpt_PT
dc.subjectClarinetpt_PT
dc.titleContributos didático-pedagógicos da técnica do glissando no ensino do clarinetept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleContributos didático-pedagógicos da técnica do glissando no ensino do clarinetept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio_MEM_VitorSousa_833.pdf
Size:
20.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: