Repository logo
 
Publication

Linguagem clara: uma questão de cidadania corporativa para as instituições financeiras?

dc.contributor.advisorEiró-Gomes, Mafaldapt_PT
dc.contributor.authorShumskaya, Daria
dc.date.accessioned2020-03-31T11:33:26Z
dc.date.available2020-03-31T11:33:26Z
dc.date.issued2019-10-11
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractA questão da linguagem clara é um tema que tem vindo a ser discutido há décadas, mas é hoje que se começa realmente a compreender a sua importância e utilidade no contexto organizacional. De facto, é muito importante que as organizações sejam capazes de ter uma comunicação clara e transparente com todos os cidadãos, de modo a respeitar o direito fundamental do acesso à informação. Contudo, este continua a ser um problema no contexto organizacional atual, neste caso específico, nas instituições financeiras que utilizam uma linguagem opaca e complexa na sua comunicação, sendo percecionadas como pouco transparentes pelos consumidores. Torna-se, portanto, importante que estas instituições consigam inverter esta tendência, sendo capazes de construir uma melhor reputação, de forma a ganhar de novo a confiança dos seus públicos. É neste sentido que se torna fundamental olhar para a questão da cidadania corporativa que, para além de estar a ganhar cada vez mais importância na atividade das empresas, tem-se mostrado como um importante elemento na construção da reputação das organizações e, consequentemente, da confiança dos consumidores. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo, através de uma investigação empírica, compreender se e como a questão da linguagem clara está a ser encarada em algumas instituições financeiras. Do mesmo modo, pretende-se compreender que tipo de ações e medidas estas instituições incluem na sua política de cidadania corporativa, procurando perceber se a linguagem clara já é considerada como parte desta política.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : Plain language has been discussed for decades, but it is now that the importance and utility of this concept in the organisational context is truly starting to be understood. In fact, it is very important that organisations are able of communicating clearly and transparently with all the citizens, in order to respect the fundamental right of access to information. However, this is still a problem in the current organisational set-up. In this case, we are specifically referring to the financial institutions that use a complex and inscrutable language in their communication, being, therefore, perceived as non-transparent by the consumers. Thus, it is very important for these institutions to reverse this trend and improve their reputation, so as to regain their audiences’ trust. In this sense, it is essential to consider corporate citizinship as part of the equation. Corporate citizenship is not only becoming increasingly important in the business activity, but it has also proven to be an important element in building the reputation of organisations and, consequently, the consumers’ confidence. Having said that, through an empirical research, this dissertation aims to understand if plain language is already a concern for the financial institutions and, if so, how it has been perceived by these organisations. Likewise, we aim to understand what kind of actions and measures these institutions include in their corporate citizenship policy, aiming to comprehend whether plain language is also already considered as part of this policy.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationShumskaya, D. (2019). Linguagem clara : Uma questão de cidadania corporativa para as instituições financeiras?. (Dissertação de mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas não publicada, Escola Superior de Comunicação Social-IPL, Lisboa, Portugal). Disponível no Repositório Científico do IPL http://hdl.handle.net/10400.21/11375 [Acedido em março 31, 2020].pt_PT
dc.identifier.tid202322670pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11375
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectLinguagem clarapt_PT
dc.subjectCidadania corporativapt_PT
dc.subjectReputaçãopt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectOrganizational communicationpt_PT
dc.subjectPlain languagept_PT
dc.subjectCorporate citizenshippt_PT
dc.subjectReputationpt_PT
dc.subjectTrustpt_PT
dc.titleLinguagem clara: uma questão de cidadania corporativa para as instituições financeiras?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleLinguagem clara: uma questão de cidadania corporativa para as instituições financeiras?pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Daria Shumskaya_Dissertação de Mestrado_Linguagem Clara uma questão de cidadania corporativa para as instituições financeiras.pdf
Size:
751.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: