Repository logo
 
Publication

Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação

dc.contributor.authorCarvalho, Carolina
dc.contributor.authorConboy, Joseph
dc.contributor.authorSantos, João
dc.contributor.authorFonseca, Jesuína
dc.contributor.authorTavares, David
dc.contributor.authorMartins, Dulce
dc.contributor.authorSalema, Maria Helena
dc.contributor.authorFiúza, Edite
dc.contributor.authorGama, Ana Paula
dc.date.accessioned2016-08-18T10:57:24Z
dc.date.available2016-08-18T10:57:24Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário foi aplicado a 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (M=13.4, DP=1.7), sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta por alunos essencialmente de nacionalidade portuguesa (95.9%). A partir dos resultados da análise factorial e seguindo o racional teórico, chegou-se a uma estrutura composta por oito dimensões principais. O QFITE apresenta bons índices de consistência interna, com sete das oito principais dimensões a obterem valores entre .77 e .89. Assim, as análises psicométricas realizadas revelam valores satisfatórios, concluindo-se que o QFITE é um instrumento útil e adequado para avaliar a identificação escolar dos alunos, o envolvimento comportamental escolar, e as perceções dos alunos sobre o feedback do professor.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Recent research has underscored the importance of teacher feedback on student learning, the development of student identity and school trajectories. The present study sought to present the construction process and validation of a scale that evaluates student perceptions about teacher feedback. The questionnaire was administered to 1089 students attending the 6th, 7th, 9th and 10th grades (median age=13) in continental Portugal. The sample is mainly composed of Portuguese students (96%); 52% are female. From the available data two samples were randomly selected, excluding cases with missing values. A random sample of cases with full data was submitted to exploratory factor analysis. A second random sample then underwent confirmatory factor analysis in order to test the proposed structural model. We arrived at a structure composed of two dimensions. The scale for accessing perceptions about effective feedback presents good internal consistency (α=.84), and an acceptable internal consistency (α=.71) was observed for the scale that accesses perceptions about non effective feedback. Both scales are useful and appropriate for use in future research that accesses students’ perceptions about teacher feedback.pt_PT
dc.identifier.citationCarvalho C, Conboy J, Santos J, Fonseca J, Tavares D, Martins D, et al. Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validação. Lab Psicol. 2014;12(2):113-24.pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/lp.880pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6368
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/view/880pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMeio escolarpt_PT
dc.subjectIdentidade escolarpt_PT
dc.subjectEnvolvimento escolarpt_PT
dc.subjectSchool settingpt_PT
dc.subjectSchool identitypt_PT
dc.subjectSchool engagementpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleEscala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage124pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage113pt_PT
oaire.citation.titleLaboratório de Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
person.familyNameTavares
person.givenNameDavid
person.identifier.ciencia-idEA11-B1BB-2FE3
person.identifier.orcid0000-0003-4473-8595
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores_construcao e validacao.pdf
Size:
382.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections