datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Bonacho, Fernanda | |
dc.contributor.author | Quaresma Tomás Pontes, Margarida Joana | |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T14:24:16Z | |
dc.date.available | 2025-07-14T14:24:16Z | |
dc.date.issued | 2025-06 | |
dc.description.abstract | O presente artigo trata a importância da resistência leitora e literacia mediática no contexto da sociedade informacional atual e destaca a necessidade de uma leitura crítica e consciente diante das transformações na escrita e na comunicação. A resistência leitora é interpretada como uma prática prudente e questionadora que não decodifica apenas textos, mas também constrói significados a partir das experiências humanas acumuladas, ampliando a compreensão e a comunicação. A literacia confere poder sobre si mesmo, sobre a aprendizagem, a participação na sociedade e a compreensão do mundo. Ao longo da história, a escrita esteve ligada ao poder, mas o seu acesso só se democratizou com o tempo, impulsionando ações coletivas e a expansão do conhecimento. Contudo, a forma como a escrita e a leitura evoluíram exige capacidades para selecionar e interpretar informações num ambiente informacional que, muitas vezes, perpetua visões distorcidas e polarizadas da realidade. Impõe-se uma adaptação contínua e um desenvolvimento progressivo das habilidades cognitivas e sensoriais, que são indispensáveis para navegar no influxo avassalador de informações. O artigo defende uma aposta na literacia para toda a vida como meio de fomentar uma participação informada e ativa na sociedade, que permita aos indivíduos participarem criticamente e contribuírem para o panorama mediático pelo interesse do bem comum. | por |
dc.description.sponsorship | Projeto de I&D MeInWar: Estudo sobre os media e as representações sociais acerca do conflito Russo-Ucraniano (2023-2025), financiado pela Universidade Europeia | |
dc.identifier.citation | Bonacho, F. & Pontes, J. (2025). A literacia como resistência à desinformação. In P. Silveira, C. Pessôa & S.(eds.), Os media e a guerra: Cobertura mediática e desinformação em tempos de conflito (pp. 37-53). IADE. http://iadepress.unidcom-iade.pt/wp-content/uploads/2025/07/E-BOOK_Media-e-Guerra_Professora-Patri%CC%81cia_26-05-2025.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21974 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | IADE | |
dc.relation | I&D MeInWar | |
dc.relation.hasversion | http://iadepress.unidcom-iade.pt/wp-content/uploads/2025/07/E-BOOK_Media-e-Guerra_Professora-Patri%CC%81cia_26-05-2025.pdf | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Desinformação | por |
dc.subject | Literacia mediática | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.title | A literacia como resistência à desinformação | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 53 | |
oaire.citation.startPage | 37 | |
oaire.citation.title | Os media e a guerra: cobertura mediática e desinformação em tempos de conflito | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Bonacho | |
person.familyName | Quaresma Tomás Pontes | |
person.givenName | Fernanda | |
person.givenName | Margarida Joana | |
person.identifier.ciencia-id | 1A18-3AF9-500F | |
person.identifier.ciencia-id | 631A-A82F-CFA8 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5616-7665 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1910-7409 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35179027100 | |
relation.isAuthorOfPublication | 155e5815-2d4c-4e02-b4eb-6fe0100c8031 | |
relation.isAuthorOfPublication | b9a91853-6661-448c-8bd7-c4b6e46a4e27 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 155e5815-2d4c-4e02-b4eb-6fe0100c8031 |