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A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º ciclo do ensino básico: o papel da educação visual e tecnológica

dc.contributor.advisorLeite, Teresapt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria da Graça Sarreira Pena dept_PT
dc.contributor.authorCoelho, Ana Isabel Canduzeiro de Teixeira
dc.date.accessioned2012-03-02T14:12:25Z
dc.date.available2012-03-02T14:12:25Z
dc.date.issued2011-12
dc.description.abstractO presente estudo incide sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em turmas regulares do 2º ciclo do ensino básico e teve como orientação principal compreender qual o contributo da Educação Visual e Tecnológica no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. O estudo, de carácter exploratório e descritivo, foi realizado em duas escolas, integradas em agrupamentos verticais, pertencentes a dois concelhos do distrito de Lisboa. Em cada uma das unidades de ensino, participaram cinco professores de Educação Visual e Tecnológica com experiência em turmas inclusivas e um professor de Educação Especial. No presente estudo, foram efectuadas 12 entrevistas semi-estruturadas e foram analisados, nas duas unidades de ensino, 35 PEI de alunos com NEE, incluídos nas turmas ou em clubes orientados pelos professores de Educação Visual e Tecnológica entrevistados. Relativamente aos PEI, analisaram-se ainda as respectivas adequações curriculares e Currículos Específicos Individuais, elaborados para a disciplina. Em síntese, podemos concluir que os professores de EVT aceitam a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, nas duas escolas abrangidas no estudo. A nível dos objectivos e conteúdos, os professores de EVT afirmam não sentir necessidade de efectuar adequações curriculares para estes alunos. No entanto, consideram necessárias adequações a nível da diferenciação de actividades e recursos. Perante os resultados do estudo é possível perceber que nas duas escolas existem diferenças no atendimento às necessidades educativas especiais, nomeadamente no que concerne aos alunos com CEI. Em geral, os professores de EVT entrevistados consideram que a disciplina de EVT e as artes plásticas podem ser promotoras da inclusão.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1222
dc.language.isoporpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectArtpor
dc.subjectArt educationpor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectSpecial educational needspor
dc.subjectCurriculumpor
dc.titleA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2º ciclo do ensino básico: o papel da educação visual e tecnológicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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