Repository logo
 
Publication

Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da geometria (e não só)

dc.contributor.authorBrunheira, Lina
dc.date.accessioned2023-04-13T08:27:29Z
dc.date.embargo2035
dc.date.issued2020
dc.description.abstractImagine a seguinte situação, talvez até já a tenha vivido. Quer comprar uma secretária simples, com gavetas, e decide que lhe bastará um modelo barato, vendido empacotado e ainda por montar. Afinal, o que poderá correr mal? Chega a casa e põe mãos ao trabalho. Até lhe apetece ignorar as instruções de montagem, mas sabe que é provável que esta seja uma má opção. Decide então analisá-las. Tem uma sequência de etapas que começa com a identificação das diferentes partes do móvel, peças auxiliares, como parafusos e porcas e, ainda, as ferramentas a usar. Neste momento, tem de fazer corresponder cada peça à sua representação, o que pode não ser assim tão óbvio – afinal o esquema de montagem é uma representação no plano de um objeto 3D, uma relação que acarreta alguma ambiguidade. Na próxima etapa, esta interpretação do esquema inclui ainda compreender em que posição tem de colocar as peças. Será que o fundo da gaveta tem posição própria ou pode ser voltado? E a frente da gaveta? Geometricamente falando, têm simetria de reflexão ou de rotação? Avança para a ligação das peças. Agora as instruções têm uns “balões” que parecem ser ampliações de um detalhe, para perceber melhor como deve colocar os parafusos e rodá-los. Não é que tenha feito um curso em bricolage, mas sabe que para tratar os objetos tridimensionais através da sua representação no plano cada área usa as suas próprias convenções, e esta é bastante intuitiva.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrunheira, L. (2020). Valorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da geometria (e não só). Educação e Matemática, 155, 8-12.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15880
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2608pt_PT
dc.subjectRaciocínio espacialpt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleValorizar o raciocínio espacial no ensino e na aprendizagem da geometria (e não só)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.startPage8pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume155pt_PT
person.familyNameBrunheira
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-id6711-F603-EFEB
person.identifier.orcid0000-0002-5027-1867
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
EM 155 GTI racioc+¡nio espacial.pdf
Size:
1.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections