Publication
Ciência Aberta & literacia da informação: estudo de caso num centro de investigação
dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
dc.contributor.author | Antunes, Maria Da Luz | |
dc.contributor.author | Sanches, Tatiana | |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T12:25:11Z | |
dc.date.available | 2019-10-01T12:25:11Z | |
dc.date.issued | 2020-03 | |
dc.description.abstract | Em 2016, a publicação das Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior de Portugal procurou, numa das suas prerrogativas, a construção de uma relação de confiança e de parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais e os investigadores. Os ganhos de competências de uns e de outros no apoio à investigação, publicação e disseminação seriam benéficos para ambos. No mesmo ano, a unidade de investigação Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI) incorporou, no conjunto das suas áreas de atuação, uma linha de investigação no âmbito da Ciência Aberta em articulação com a Literacia da Informação. Com este desiderato, procurou a APPsyCI implementar os pressupostos da Ciência Aberta através de diversas ações: na prossecução da gestão do repositório, na formação dos docentes e investigadores, no apoio à escolha de revistas onde publicar, na divulgação e promoção do conhecimento científico dentro dos princípios FAIR. Quais as áreas de atuação desta linha de investigação? A Ciência Aberta e a inovação em investigação; o compromisso cívico e o desenvolvimento educacional; a literacia da informação no ensino superior, onde o estudo e a aplicação de competências académicas e de informação assentes nos princípios da Ciência Aberta se traduzem numa estratégia colaborativa e de disseminação transparente, potenciando a transferência do conhecimento e o seu uso prático em prol das pessoas e da sociedade. Qual o impacto social desta linha de investigação? Associando a literacia da informação à Ciência Aberta ampliam-se horizontes e é lançada alguma luz sobre o panorama nacional em relação à inovação em investigação. A natureza transversal desta matéria resultou num conjunto de redes nacionais e de grupos de trabalho; num curso de pós-graduação de Literacia em Saúde; no primeiro ebook em língua portuguesa, editado em Portugal, sobre literacia da informação no ensino superior; em workshops, seminários e webinars sobre literacia da informação; na colaboração da tradução do Open Science Training Handbook para o idioma Português; na participação em comités e comissões científicas nacionais (APBAD, APDIS) e internacionais (ConfOA, EAHIL, ECIL, TEEM). De igual modo, os resultados deste trabalho estão a consolidar-se em vários outcomes: artigos, capítulos de livro, proceedings paper, entre outros. No futuro, esta linha de investigação pretende: incentivar os investigadores a associarem-se ao movimento da Ciência Aberta; aumentar as parcerias efetivas entre investigadores, profissionais da informação, bibliotecários, gestores de ciência, instituições e agências de financiamento; investir no desenvolvimento de competências dos profissionais da informação, incluindo a gestão de dados e a criatividade (pós-graduação em Literacia da Informação – work in progress); participar ativamente em projetos específicos de literacia da informação e Ciência Aberta e na sua implementação social. Em síntese, a criação desta linha de investigação no seio da APPsyCI vem evidenciar que a associação da Ciência Aberta com a Literacia da Informação pode ser considerada como caminho e objetivo (meio e fim) da investigação aplicada. Este é, portanto, um compromisso cívico e científico para o desenvolvimento educacional e investigativo, que abraça os desafios que têm reconfigurado as dinâmicas da ciência e do ensino/aprendizagem no ensino superior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes C, Antunes ML, Sanches T. Ciência Aberta & literacia da informação: estudo de caso num centro de investigação. In: CONFOA 2019 – 10ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta, Manaus (Brasil), 1-4 de outubro de 2019. In: Cienc Inform. 2020;48(3 Suppl):464-8. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10533 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4875 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ciência Aberta | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.subject | Cultura de colaboração | pt_PT |
dc.subject | APPsyCI | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.title | Ciência Aberta & literacia da informação: estudo de caso num centro de investigação | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Manaus | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 468 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 Suppl | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 464 | pt_PT |
oaire.citation.title | Ciência da Informação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 48 | pt_PT |
person.familyName | Antunes | |
person.familyName | Sanches | |
person.givenName | Maria Luz | |
person.givenName | Tatiana | |
person.identifier | N-6530-2013 | |
person.identifier | 2087122 | |
person.identifier | 10482140770896435107 | |
person.identifier.ciencia-id | 7916-AB38-9931 | |
person.identifier.ciencia-id | B111-6F38-5904 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C17-1B53-FBDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6440-4739 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0942-7601 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4902-2628 | |
person.identifier.rid | B-8661-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15074167200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202291460 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56499097100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f | |
relation.isAuthorOfPublication | dce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910 | |
relation.isAuthorOfPublication | d4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95 |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
- Name:
- Ciência Aberta & Literacia da Informação.pdf
- Size:
- 1.44 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Poster
No Thumbnail Available
- Name:
- Ciência Aberta & Literacia da Informação_2.pdf
- Size:
- 214.59 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Abstracts
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: