Repository logo
 
Publication

Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)

dc.contributor.authorCarlos, Vânia
dc.contributor.authorPombo, L.
dc.contributor.authorLoureiro, Maria João
dc.date.accessioned2019-04-10T08:55:11Z
dc.date.available2019-04-10T08:55:11Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO projeto AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem (consórcio e-xample), e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab visando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e a promoção da literacia digital de professores (e alunos). Para tal, implementou-se uma oferta formativa durante um ano letivo com 13 professores. No estudo, de natureza qualitativa, aplicaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que revelaram: i) que o posicionamento face à integração das TIC na prática pedagógica, mudou de adoção para adaptação, segundo a TIM matrix; ii) que as tecnologias disponibilizadas transformaram as aulas em sessões mais dinâmicas, eficazes e motivadoras e contribuindo para aprendizagens ativas e significativas (segundo a análise SWOT); e iii) princípios de boas práticas, como implementar estratégias diversificadas de ensino e avaliação utilizando recursos educativos digitais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The AGIRE project (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resulting from a partnership between the University of Aveiro, companies linked to teaching and learning (e-xample consortium), and Gafanha da Nazaré School Grouping, implemented the Edulab concept, which aims to adopt innovative pedagogical practices and promote the digital literacy of teachers (and students). For that, a teacher training was implemented during a school year with 13 teachers. As a qualitative study, several data collection instruments were applied, revealing: i) that the positioning with regard to the integration of ICT in pedagogical practice, changed from adoption to adaptation, according to the TIM matrix categories; ii) that the available technologies have transformed classes into more dynamic, effective and motivating sessions and contributed to active and meaningful learning (according to the SWOT analysis); and iii) principles of good practice, such as implementing diverse teaching and assessment strategies using digital educational resources.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Le projet AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), issu d'un partenariat entre l'Université d'Aveiro, des entreprises liées à l'enseignement et à l'apprentissage (consortium e-xample) et le Groupe Scolaire Gafanha de Nazaré, a mis en place le concept Edulab qui vise l’adoption de pratiques pédagogiques innovantes et la promotion de compétences numériques des enseignants (et des étudiants). Pour cela, une formation a été mise en oeuvre au cours d'une année scolaire avec 13 enseignants. Dans l'étude qualitative, les différents instruments appliqués ont révélé: i) que l'intégration des TIC dans les pratiques pédagogiques a évolué de l'adoption à l'adaptation, selon la matrice TIM; ii) que les technologies utilisées ont transformé les cours en séances plus dynamiques, efficaces et motivantes et ont contribué à un apprentissage actif et significatif (selon l'analyse SWOT); et iii) des principes de bonne pratique, comme la mise en oeuvre de stratégies d'enseignement et d'évaluation diversifiées utilisant des ressources éducatives digitales.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarlos, V., Pombo, L., Loureiro. M., (2018) Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE), Da Investigação às Práticas, 8(1), 22 - 41.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i1.150pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9846
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEdulabspt_PT
dc.subjectIntegração pedagógica das TICpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.subjectPrática reflexivapt_PT
dc.subjectBoas práticaspt_PT
dc.subjectICT pedagogical integrationpt_PT
dc.subjectTeacher professional developmentpt_PT
dc.subjectReflective practicept_PT
dc.subjectBest practicespt_PT
dc.subjectIntégration pédagogique des TICpt_PT
dc.subjectDéveloppement professionnel des enseignantspt_PT
dc.subjectPratique réflexivept_PT
dc.subjectBonnes pratiquespt_PT
dc.titleIntegração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage41pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage22pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameCarlos
person.familyNamePombo
person.familyNameLoureiro
person.givenNameVânia
person.givenNameLucia
person.givenNameMaria João
person.identifierI-7554-2013
person.identifier.ciencia-id0419-C78A-EB67
person.identifier.ciencia-id9B19-4F26-2CE3
person.identifier.ciencia-id0416-5FAD-5081
person.identifier.orcid0000-0002-5326-0469
person.identifier.orcid0000-0001-5085-3974
person.identifier.orcid0000-0002-5041-8689
person.identifier.scopus-author-id6603279875
person.identifier.scopus-author-id36550265400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationba27d324-842a-4cbd-8423-1b5274ea25e4
relation.isAuthorOfPublicatione3efe6e7-a1cb-4b16-9c92-5f65d4b0afa3
relation.isAuthorOfPublication1efdd28d-6f84-4ed8-9c69-d0b596630bec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryba27d324-842a-4cbd-8423-1b5274ea25e4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
150-618-1-PB.pdf
Size:
349.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections