Publication
Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE)
dc.contributor.author | Carlos, Vânia | |
dc.contributor.author | Pombo, L. | |
dc.contributor.author | Loureiro, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T08:55:11Z | |
dc.date.available | 2019-04-10T08:55:11Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O projeto AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem (consórcio e-xample), e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab visando a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e a promoção da literacia digital de professores (e alunos). Para tal, implementou-se uma oferta formativa durante um ano letivo com 13 professores. No estudo, de natureza qualitativa, aplicaram-se vários instrumentos de recolha de dados, que revelaram: i) que o posicionamento face à integração das TIC na prática pedagógica, mudou de adoção para adaptação, segundo a TIM matrix; ii) que as tecnologias disponibilizadas transformaram as aulas em sessões mais dinâmicas, eficazes e motivadoras e contribuindo para aprendizagens ativas e significativas (segundo a análise SWOT); e iii) princípios de boas práticas, como implementar estratégias diversificadas de ensino e avaliação utilizando recursos educativos digitais. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract The AGIRE project (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), resulting from a partnership between the University of Aveiro, companies linked to teaching and learning (e-xample consortium), and Gafanha da Nazaré School Grouping, implemented the Edulab concept, which aims to adopt innovative pedagogical practices and promote the digital literacy of teachers (and students). For that, a teacher training was implemented during a school year with 13 teachers. As a qualitative study, several data collection instruments were applied, revealing: i) that the positioning with regard to the integration of ICT in pedagogical practice, changed from adoption to adaptation, according to the TIM matrix categories; ii) that the available technologies have transformed classes into more dynamic, effective and motivating sessions and contributed to active and meaningful learning (according to the SWOT analysis); and iii) principles of good practice, such as implementing diverse teaching and assessment strategies using digital educational resources. | pt_PT |
dc.description.abstract | Résumé Le projet AGIRE (Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar), issu d'un partenariat entre l'Université d'Aveiro, des entreprises liées à l'enseignement et à l'apprentissage (consortium e-xample) et le Groupe Scolaire Gafanha de Nazaré, a mis en place le concept Edulab qui vise l’adoption de pratiques pédagogiques innovantes et la promotion de compétences numériques des enseignants (et des étudiants). Pour cela, une formation a été mise en oeuvre au cours d'une année scolaire avec 13 enseignants. Dans l'étude qualitative, les différents instruments appliqués ont révélé: i) que l'intégration des TIC dans les pratiques pédagogiques a évolué de l'adoption à l'adaptation, selon la matrice TIM; ii) que les technologies utilisées ont transformé les cours en séances plus dynamiques, efficaces et motivantes et ont contribué à un apprentissage actif et significatif (selon l'analyse SWOT); et iii) des principes de bonne pratique, comme la mise en oeuvre de stratégies d'enseignement et d'évaluation diversifiées utilisant des ressources éducatives digitales. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Carlos, V., Pombo, L., Loureiro. M., (2018) Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE), Da Investigação às Práticas, 8(1), 22 - 41. | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i1.150 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-1372 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/9846 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Edulabs | pt_PT |
dc.subject | Integração pedagógica das TIC | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_PT |
dc.subject | Prática reflexiva | pt_PT |
dc.subject | Boas práticas | pt_PT |
dc.subject | ICT pedagogical integration | pt_PT |
dc.subject | Teacher professional development | pt_PT |
dc.subject | Reflective practice | pt_PT |
dc.subject | Best practices | pt_PT |
dc.subject | Intégration pédagogique des TIC | pt_PT |
dc.subject | Développement professionnel des enseignants | pt_PT |
dc.subject | Pratique réflexive | pt_PT |
dc.subject | Bonnes pratiques | pt_PT |
dc.title | Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 41 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.title | Da investigação às práticas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 8 | pt_PT |
person.familyName | Carlos | |
person.familyName | Pombo | |
person.familyName | Loureiro | |
person.givenName | Vânia | |
person.givenName | Lucia | |
person.givenName | Maria João | |
person.identifier | I-7554-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | 0419-C78A-EB67 | |
person.identifier.ciencia-id | 9B19-4F26-2CE3 | |
person.identifier.ciencia-id | 0416-5FAD-5081 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5326-0469 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5085-3974 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5041-8689 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6603279875 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36550265400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ba27d324-842a-4cbd-8423-1b5274ea25e4 | |
relation.isAuthorOfPublication | e3efe6e7-a1cb-4b16-9c92-5f65d4b0afa3 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1efdd28d-6f84-4ed8-9c69-d0b596630bec | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ba27d324-842a-4cbd-8423-1b5274ea25e4 |