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Pensar a reportagem televisiva através do cinema: problemas e soluções de montagem
dc.contributor.advisor | Guerreiro, Ricardo | |
dc.contributor.author | Alexandre, Afonso Miguel Miranda Tavares Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T09:19:59Z | |
dc.date.available | 2024-12-10T09:19:59Z | |
dc.date.issued | 2024-11-14 | |
dc.description | Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Tecnologias de Pós-Produção | pt_PT |
dc.description.abstract | A reportagem televisiva é um produto audiovisual jornalístico que tem como objetivo dar ferramentas aos cidadãos para olharem para as matérias de interesse público e retirarem as suas próprias conclusões. Dentro de uma área definida atualmente pela rapidez da passagem da informação, há três problemáticas de montagem às quais esta investigação quer dar relevo e resposta: Como fazer com que as imagens ultrapassem o seu papel predominantemente ilustrativo? De que forma é possível personalizar e exponenciar o uso de imagens genéricas e/ou de arquivo? Quais as soluções sonoras, para além da música não-diegética, com potencial para transmitir emoções fortes e cativar a atenção dos telespectadores? Tendo uma base teórica de pós-produção muito mais extensa do que a comunicação social, o cinema serve como desbloqueador de problemas e inspirador de novas abordagens, numa busca por novas e melhores soluções para a reportagem televisiva. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - A television news piece is a journalistic audiovisual product, with the goal of providing citizens with tools for understanding public interest information and make them draw their own conclusions. Within a field defined nowadays by the information speed, this investigation is focused on three editing problems: How to release images from their overly illustrative role? In what way can archive or generic footage be customized and/or increase their meaning? What are the audio solutions to create an engaging emotional response besides nondiegetic music? Cinema, with a much deeper postproduction theoretical basis than social media studies may serve to unblock and inspire new approaches, on a quest to find new editing solutions for television. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203729986 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17999 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Reportagem | pt_PT |
dc.subject | Cinema direto | pt_PT |
dc.subject | Voice-over | pt_PT |
dc.subject | Televisão | pt_PT |
dc.subject | Jornalismo | pt_PT |
dc.subject | Montagem | pt_PT |
dc.subject | News report | pt_PT |
dc.subject | Direct cinema | pt_PT |
dc.subject | Voice-over | pt_PT |
dc.subject | Television | pt_PT |
dc.subject | Journalism | pt_PT |
dc.subject | Editing | pt_PT |
dc.title | Pensar a reportagem televisiva através do cinema: problemas e soluções de montagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.title | Pensar a reportagem televisiva através do cinema: problemas e soluções de montagem | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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