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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
ABSTRACT:
The entertainment industry has always been mostly dominated by the influential and
powerful West.
Either through cinema or music, the main figures of the field are, most often than not,
North Americans and Europeans.
However, in the last decades, thanks to globalization and certain technological
advances, artists and creators from the East have started to conquer their own spot in the
limelight of entertainment.
From the Cool Japan strategy to the recent Hallyu Wave, Asian countries have
invested in ways to export their culture to the rest of the world.
The South Korean Hallyu Wave is no more than a materialization of culture flows in
a globalized world. Thus, there is a need to understand what exactly is the ‘Wave’ and
how it came to be.
The main point of this project is to understand what the Korean Wave consists of and
its repercussions as a Soft Power instrument.
RESUMO: O Ocidente sempre dominou a indústria de entretenimento mundial, graças ao seu poder e influência. Seja no cinema ou na música, as principais figuras de destaque na área são, na grande maioria das vezes, artistas norte americanos ou europeus. No entanto, nas últimas décadas, graças à globalização e desenvolvimento da internet e redes sociais, artistas e produtores de conteúdos do continente Asiático começaram a conquistar o seu espaço na indústria de entretenimento mundial. Inicialmente o Japão tentou, através da estratégia Cool Japan com o anime, manga e J-pop, transformar o país numa superpotência cultural. Atualmente, através da Hallyu Wave (Vaga Coreana), a Coreia do Sul tem investido na exportação da sua cultura de forma a penetrar o mercado global . A Hallyu Wave é a materialização dos fluxos culturais do mundo globalizado. É por isso necessário estudar em que consiste e como surgiu esta nova Wave/Vaga de conteúdos asiáticos que tem como meta alcançar o mesmo poder e influência dos países ocidentais. Esta dissertação tem como principal objetivo perceber o que engloba e caracteriza a Hallyu Wave e as suas repercussões enquanto instrumento de Soft Power.
RESUMO: O Ocidente sempre dominou a indústria de entretenimento mundial, graças ao seu poder e influência. Seja no cinema ou na música, as principais figuras de destaque na área são, na grande maioria das vezes, artistas norte americanos ou europeus. No entanto, nas últimas décadas, graças à globalização e desenvolvimento da internet e redes sociais, artistas e produtores de conteúdos do continente Asiático começaram a conquistar o seu espaço na indústria de entretenimento mundial. Inicialmente o Japão tentou, através da estratégia Cool Japan com o anime, manga e J-pop, transformar o país numa superpotência cultural. Atualmente, através da Hallyu Wave (Vaga Coreana), a Coreia do Sul tem investido na exportação da sua cultura de forma a penetrar o mercado global . A Hallyu Wave é a materialização dos fluxos culturais do mundo globalizado. É por isso necessário estudar em que consiste e como surgiu esta nova Wave/Vaga de conteúdos asiáticos que tem como meta alcançar o mesmo poder e influência dos países ocidentais. Esta dissertação tem como principal objetivo perceber o que engloba e caracteriza a Hallyu Wave e as suas repercussões enquanto instrumento de Soft Power.
Description
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Keywords
Korean Wave Soft power Music Cultural flow Vaga coreana Música
Citation
Moita, I.Q. (2021). The Hallyu Wave as Soft Power: A portuguese case study. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/14161
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social