Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A minha experiência no projeto orquestra geração sistema Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - versão final.pdf1.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - A primeira parte do Relatório de estágio contém a descrição do meu estágio em regime de observação na classe da Professora Isabel Pimentel na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. A Professora cooperante identificou as três alunas que seriam mais indicadas para o meu percurso como professora e para a minha aprendizagem de um sistema de ensino diferente daquele onde nestes anos me encontro a exercer funções como docente. Observei, portanto, as aulas ao longo do ano de uma aluna de 3º grau, uma aluna de 4º grau e uma aluna de 6º grau em regime integrado. O estágio representou o aspeto mais interessante deste Mestrado em Ensino: foi uma oportunidade para conhecer a abordagem aos estudos e ao repertório numa instituição oficial do Estado, como é a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, ao lado de uma Professora experiente de grande profissionalismo, empatia e disponibilidade. Além das aulas curriculares, tive a oportunidade de assistir a uma masterclasse onde as alunas participaram e duas audições de classe. No contexto do estágio de ensino da Música tive de dar algumas aulas a estas alunas, aulas que tive de gravar para efeitos de avaliação, no âmbito da Didática do Ensino Especializado. A Professora Isabel demonstrou total abertura para a minha participação ativa na colaboração com as alunas, deixando-me trabalhar com confiança e nos prazos que me foram impostos. As próximas páginas incluem, portanto, a apresentação das alunas, os objetivos, o repertório e uma breve reflexão sobre o que se conseguiu fazer durante o ano letivo, além de um feedback sobre a minha presença como estagiária na Escola de Música do Conservatório Nacional, no ano letivo de 2016/2017.
Resumo II - Considera-se esta investigação uma oportunidade para se refletir sobre o valor das aulas de conjunto como momento preferencial de criatividade e aproveitamento no percurso de aprendizagem dos alunos nas várias idades. Uma demonstração da validade desta tese encontra-se na minha experiência pessoal como professora, pois me permite fazer parte das várias etapas do crescimento musical e pessoal que o Projeto Especial Orquestra Geração Sistema Portugal proporciona às crianças e jovens. Descrevem-se algumas dinâmicas de grupo dentro da sala de aula, anotando estratégias para que o ambiente se torne construtivo e saudável; identificam-se os pontos fortes do trabalho de naipe e orquestra na escola, com o objetivo de comprovar o impacto dos concertos e dos estágios, sempre com enfoque no valor da experiência. A tese confronta-se com metodologias e sistemas de ensino que se baseiam na prática de conjunto, tais como Suzuki, El Sistema e Sistema Portugal, e encontra as suas confirmações nas palavras dos seus fundadores e no feedback da sociedade, na vida das próprias crianças e na abertura de horizontes. No capítulo III apresenta-se uma recolha de exemplos práticos sobre como estruturar uma aula de técnica, os aspetos mais importantes e as estratégias para quando se tenham de juntar alunos de níveis diferentes. Ainda, com base em estudos anteriores sobre psicologia e filosofia da arte, um discurso sobre a memória emocional, com base no valor da prática orquestral como canal de aprendizagem e de enriquecimento pessoal, através das dinâmicas musicais e relacionais de uma comunidade que olha na mesma direção. Os últimos parágrafos são dedicados à importância do aquecimento no ensaio geral antes dos concertos, para incentivar a concentração, a sensação de unicidade do momento presente, e de bem-estar através do espírito de grupo que faz de fio condutor ao longo do ano.
Abstract I - The first part of this Report contains the description of my teaching internship in the viola class of Professor Isabel Pimentel, in the Artistic Music School of Conservatório Nacional in Lisbon. Cooperating teacher identified three students with an interesting profile for my professional qualification as teacher and in order with the objectives of an institutional School, totally different from the system of teaching where I’m working in these years. I was observer of three viola’s student, three young girls enrolled in 3rd, 4th and 6th grades. The professional internship represented the most interesting aspect of this Master course: it was a great opportunity to learn about methodological approach of exercises and repertoire in an official National System, like Conservatório Nacional is, beside an experienced professional and welcoming Teacher. Beyond individual classes, I had the opportunity to participate in a masterclass where the students played and to observe a public audition. According to Internship rules, I gave some lessons to these three young girls and I recorded them, for my evaluation in Didática do Ensino Especializado. Cooperating Teacher Isabel Pimentel was completely confident with the idea of an active participation in students’ lessons, and she let me work in respecting the deadlines of the University. So the next pages contain the students presentation, the objectives, the repertoire of the academic year, and a short reflection about my experience and feedback as assistant Teacher in an Internship in Music School of Conservatório Nacional.
Abstract II - The theoric section of this academic work represents an opportunity to reflect in a organized way about value of group classes, which are the preferential moment of creativity and improvement in the formation of students, of all ages. A demonstration of the foundations of the thesis is in my personal experience as teacher, because it lets me participate in all steps of musical and personal growth of the students that the especial project Orquestra Geração Sistema Portugal represents for them. I described some dynamics of the group in a class, finding strategies to build a healthy environment; by identifying the best aspects of orchestral lessons in the school, I want to prove the impact of concerts and group classes, always focusing on the value of experience. The thesis compares methodologies and educational systems based on collective practice, like Suzuki, El Sistema and Sistema Portugal, and finds confirmations in its founders’ words, besides society feedback, in opening new horizons in children life. In chapter III a collection of practical examples is made in order to organize a technical group class, even when we have to join children of different levels. Studies on psychology and philosophy of arts help to share the idea of emotional memory, based on the value of orchestral experience as preferential learning channel and personal enrichment because of the musical and relational dynamics, in a community who works in the same direction. Last paragraphs are dedicated to the importance of study warming in dress rehearsal and before concerts, to improve concentration and positive feelings, by the team spirit who leads all the classes during the year.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Desenvolvimento pessoal Espírito de pertença Dinamismo Relações interpessoais Experiência orquestral Personal development Sense of belonging Dynamism Relationships Orchestral experience

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License