Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A verbalização e o registo escrito como estratégias de promoção da capacidade de memorização na aula de técnica de dança clássica na turma de 5º grau do Conservatório Regional do Baixo Alentejo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Carolina Carvalho.pdf2.98 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, realizado durante o ano letivo 2018/2019, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC), com uma turma de 5º grau de Ensino Artístico Especializado, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. O principal objetivo foi desenvolver a capacidade de memorização do aluno através das estratégias de verbalização e registo escrito dos exercícios na aula de TDC. No desenvolvimento do estágio, operacionalizou-se o objetivo através da criação de um caderno de aula, constituído por análise de vocabulário e reflexões, e através da experimentação de diferentes formas de verbalização por parte de professora estagiária e alunos nos diferentes momentos de aula, sendo uma preocupação a qualidade técnica da execução do aluno, na aula de Técnica de Dança. O tema surge de uma preocupação ancorada na prática de lecionação da estagiária, onde se verifica alguma dificuldade na memorização dos exercícios em contexto de aula, sendo por isso pertinente uma atualização da prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem da TDC. No sentido de promover a capacidade de memorização na aula de TDC, obtiveram-se resultados satisfatórios na utilização das estratégias de verbalização e registo escrito, concluindo-se assim que inovar e dinamizar os processos de ensino aprendizagem na aula de TDC é uma vantagem no desempenho dos alunos. Concluiuse assim que os alunos modificaram e otimizaram o seu desempenho na aula de TDC, levando-os ao reconhecimento das estratégias definidas como otimizadoras da qualidade de movimento. O relatório realiza-se sob a égide dos pressupostos da metodologia de investigação-ação de caráter qualitativo, utilizando grelhas e registos de observação, diários de bordo, questionário e video gravação, como instrumentos para a recolha de dados. O estágio foi estruturado em quatro partes: observação estruturada, participação acompanhada, lecionação e colaboração com a Escola Cooperante em atividades propostas.
ABSTRACT - This report is elaborated within the curricular internship required in the Masters in Dance Teaching at Escola Superior de Dança, that took place in the academic year of 2018/2019 in the subject Classic Dance Technique (Técnica de Dança Clássica – TDC), in a 5th grade class of the Specialized Artistic Teaching at the Conservatório Regional do Baixo Alentejo. The main goal was to develop the memorizing capability of the student through verbalization strategies and written registration of the class exercises at TDC. Throughout the internship, the goal was implemented through the making of a class journal that included vocabulary and reflections, and through the experimentation of different ways of verbalizing from the teacher (intern) and students in the different moments of the class while maintaining the concern regarding the technical capability on the execution from the student. This theme arises from an anchored concern from the intern’s teaching experience, having been aware of the student’s difficulty in memorizing the exercises while in class, hence the pertinence of an update in the pedagogical practices in the teaching-learning processes of the TDC class. While promoting the memorizing capability at the TDC class we could observe satisfying results in the verbalizing and writing strategies used, hence the conclusion the innovating and improving dynamics in the teaching-learning processes at the TDC class represents and advantage in the student’s performance. The conclusion is that students modified and optimized their performance in class which led them to recognize the defined strategies as an optimization of the movement’s quality. The report is made under the assumptions of the research-action methodology of qualitative character, using observation tables and registration, daily diaries, questionnaires and self-recording as instruments to collect data. The internship was structured in four parts: structures observation, accompanied participation, teaching and cooperation with the School in the proposed activities.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Técnica de dança clássica Memorização Verbalização Escrita Ensino-aprendizagem Classic dance technique Memorizing Verbalization Writing Teaching-learning.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança