Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de um projeto Lean no Hospital Lusíadas Lisboa - Serviço de Manutenção e Engenharia Clínica: estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
BeatrizCunha_MEB.pdf3.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho final de mestrado avalia a implementação do Lean nos serviços de saúde mais propriamente num serviço de manutenção hospitalar, procurando contribuir para melhorar a eficiência e eficácia dos serviços de manutenção e engenharia clínica, sem comprometer a qualidade. Os hospitais enfrentam desafios únicos, como a necessidade de garantir a máxima disponibilidade e fiabilidade dos seus equipamentos, de forma a proporcionar cuidados de saúde contínuos e de alta qualidade. A manutenção dos equipamentos médicos é de grande importância, uma vez que, assegura o seu bom funcionamento, regula a obtenção de resultados fiáveis/seguros, garante a segurança do utilizador e do paciente, previne falhas, permite resolver os problemas/avarias que possam surgir com o uso continuado do equipamento. O Lean na manutenção aplica os princípios de eliminação de desperdícios e melhoria contínua para melhorar a eficiência dos processos de manutenção. Foca em minimizar o tempo de inatividade dos equipamentos, melhorando a fiabilidade e prolongando a vida útil dos ativos. Neste estudo de caso investigou-se a aplicabilidade prática do Lean na manutenção hospitalar, considerando desafios específicos a nivel da manutenção de equipamentos médicos. Ao longo deste trabalho foi possível analisar detalhadamente a aplicação do Lean no serviço de manutenção e engenharia clinica do Hospital Lusíadas Lisboa com um foco particular nas ordens de trabalho corretivas. O principal objetivo desta investigação foi identificar as causas que resultavam da acumulação de ordens de trabalho não finalizadas, e aplicar um conjunto de ferramentas Lean para melhorar os processos que conduzem à acumulação de ordens de trabalho por finalizar e reduzir o seu número. O estudo envolveu seis etapas, sendo elas, diagnóstico/avaliação, criação da equipa de treino, identificação de ineficiências, desenvolvimento e aplicação de soluções, monitorização e avaliação e por fim a sustentabilidade das ações. A aplicação de ferramentas, como os 5S’s, a gestão visual, o kanban e o ciclo PDCA, mostrou-se eficaz na redução das ordens de trabalho não finalizadas, conduzindo à minimização de tempos de inatividade e melhoria da comunicação entre as equipas de manutenção e outros departamentos.
Abstract final master's work evaluates the implementation of Lean in healthcare services, more specifically in a hospital maintenance service, seeking to contribute to improving the efficiency and effectiveness of maintenance and clinical engineering services, without compromising quality. Hospitals face unique challenges, such as the need to ensure maximum availability and reliability of their equipment to provide continuous, high-quality healthcare. The maintenance of medical equipment is of great importance, as it ensures its proper functioning, regulates the obtaining of reliable/safe results, guarantees user and patient safety, prevents failures, allows solving problems/malfunctions that may arise. with continued use of the equipment. Lean in maintenance applies the principles of waste elimination and continuous improvement to improve the efficiency of maintenance processes. It focuses on minimizing equipment downtime, improving reliability and extending asset life. In this case study, the practical applicability of Lean in hospital maintenance was investigated, considering specific challenges in terms of maintaining medical equipment. Throughout this work it was possible to analyze in detail the application of Lean in the maintenance and clinical engineering service at Hospital Lusíadas Lisboa with a particular focus on corrective work orders. The main objective of this research was to identify the causes that resulted from the accumulation of unfinished work orders and apply a set of Lean tools to improve the processes that lead to the accumulation of unfinished work orders and reduce their number. The study involved six stages, namely, diagnosis/evaluation, creation of the training team, identification of inefficiencies, development and application of solutions, monitoring and evaluation and finally the sustainability of the actions. The application of tools, such as 5S's, visual management, kanban and PDCA cycle, proved to be effective in reducing unfinished work orders, leading to the minimization of downtime and improved communication between maintenance teams and other departments.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Biomédica

Keywords

Lean Lean maintenance Serviço de Manutenção e Engenharia Clínica Desperdício Melhoria contínua Maintenance and clinical engineering service Waste Continuous improvement

Citation

CUNHA, Beatriz Santos Alves da – Desenvolvimento de um projeto Lean no Hospital Lusíadas Lisboa - Serviço de Manutenção e Engenharia Clínica: estudo de caso. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 2024. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue