Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O mercado do livro, a edição e a universidade em Portugal: traços contemporâneos

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O primeiro desafio com que me debato neste capítulo relaciona-se com a polissemia da própria matéria de que falamos quando procuramos abordar o tema que preside ao simpósio internacional “Livros e Universidades”. Assumindo que apenas estamos a tratar da articulação que existe entre edição e universidade, o escopo do objeto e as possibilidades de o conceber, observar e compreender multiplicam-se.Com efeito, refletir sobre livros e universidades tomando a edição como eixo é olhar para uma realidade plural e diversificada. Afinal, poderemos falar de edição e universidade, edição na universidade e edição da universidade, além de edição universitária. Há uma longa tradição de atividade editorial clandestina ou tolerada no espaço universitário como atividade tipográfica obedecendo a programas bem definidos e com planos de publicação, e inclusive regimentos informais, normalmente de caráter contestatário e oposicionista. Por exemplo, a impressão panfletária de folhetos, jornais e brochuras no quadro da atividade dos estudantes é reconhecida como um dos projetos mais persistentes e característicos da universidade em contextos não democráticos2. Falar de edição em universidades pode ser também falar da edição de periódicos patrocinados por uma universidade ou faculdade, dentro ou fora do quadro da chancela de editoras universitárias.

Description

Keywords

Mercado do livro Edição literária Ensino superior Portugal

Citation

Medeiros N. O mercado do livro, a edição e a universidade em Portugal: traços contemporâneos. In: Deaecto MM, Martins Filho P, editors. Livros e universidades. São Paulo: Com-Arte; 2017. p. 195-220.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue