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Análise de estratégias de melhoria contínua de processos organizacionais

authorProfile.emaildocumentacao@isel.pt
dc.contributor.advisorGalvão, Ivan Rodolfo Pereira Garcia de
dc.contributor.authorCarmo, Leonor Coutinho
dc.date.accessioned2025-02-20T08:27:10Z
dc.date.available2025-02-20T08:27:10Z
dc.date.issued2024-10
dc.descriptionDissertação de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
dc.description.abstractA temática desta dissertação apresenta uma elevada relevância, tendo em consideração que o ambiente competitivo entre organizações, nos dias de hoje, apela à aplicação de diversas práticas e ferramentas de qualidade. Estas devem ser capazes de maximizar a produtividade dos processos, criar valor para as partes interessadas e manter a prosperidade dos negócios. O objetivo deste trabalho consiste em estudar a utilidade e a importância das diversas estratégias de melhoria contínua na otimização do desempenho de processos organizacionais em diferentes setores de atividade. Em concreto, estudou-se a aplicação das sete ferramentas clássicas de controlo de qualidade em diferentes contextos problemáticos, a aplicação das práticas associadas aos princípios da metodologia da Gestão da Qualidade Total (TQM) em casos de estudo com diferentes contextos organizacionais e a aplicação dos processos de melhoria contínua para a gestão eficaz de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). A melhoria contínua no desempenho dos processos pode ser alcançada tanto a nível de eficácia mensurável, como também através de contribuições éticas e socialmente responsáveis para as partes interessadas. Para estudar a aplicação das estratégias definidas optou-se por uma metodologia de pesquisa dedutiva, que partiu de verdades gerais e conclusões já conhecidas. Foram utilizadas duas abordagens de pesquisa diferentes, designadamente de casos de estudo e de investigação-ação. Estas foram utilizadas respetivamente, para uma pesquisa bibliográfica sobre a análise da aplicação de ferramentas e práticas de qualidade em processos organizacionais descritos nos casos de estudo e para a recolha e análise de dados em contexto empresarial. Os resultados demonstraram que a melhoria generalizada obtida tanto na resolução dos problemas identificados, como na melhoria da eficácia de determinados processos organizacionais comprovou a temática do estudo, isto é, a importância e a utilidade constatada na aplicação de estratégias de melhoria contínua para a otimização do desempenho organizacional em diversos contextos de aplicação.por
dc.description.abstractAbstract The theme of this dissertation is highly relevant, taking into account that the competitive environment between organizations today calls for the application of various quality practices and tools. They must be able to maximize process productivity, creating value for stakeholders and to maintaining business prosperity. The objective of this work is to study the usefulness and importance of different continuous improvement strategies in optimizing the performance of organizational processes in different sectors of activity. Specifically, the application of the seven classic quality control tools in different problematic contexts was studied, the application of practices associated with the principles of the Total Quality Management (TQM) methodology in case studies with different organizational contexts and the application of continuous improvement processes for the effective management of a Quality Management System (QMS). Continuous improvement in process performance can be achieved both at the level of measurable effectiveness, as well as through ethical and socially responsible contributions to stakeholders. To study the application of the defined strategies, a deductive research methodology was chosen, which started from general truths and already known conclusions. Two different research approaches were used, namely case studies and action research. These were presented, respectively, for bibliographical research on the analysis of the application of quality tools and practices in organizational processes described in the case studies and for the collection and analysis of data in a business context. The results obtained were the generalized improvement obtained both in solving the identified problems, and in improving the effectiveness of certain organizational processes proven to the theme of the study, that is, the importance and practicality observed in the application of continuous improvement strategies for optimizing the organizational performance in different application contexts.eng
dc.identifier.tid203793919
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21537
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectMelhoria contínua
dc.subjectFerramentas de controlo de Qualidade
dc.subjectSistema de gestão da qualidade
dc.subjectGestão da qualidade total
dc.subjectContinuous improvement
dc.subjectQuality control tools
dc.subjectQuality management system
dc.subjectTotal quality management
dc.titleAnálise de estratégias de melhoria contínua de processos organizacionaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage146
oaire.citation.startPage1
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43

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