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Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos – o sentido de número racional

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Nos últimos anos o conhecimento do professor tem vindo a ser reconhecido como um dos aspetos nucleares no, e para o, desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos. Atendendo a essa centralidade, a formação deverá focar-se onde é, efetivamente, necessária, de modo a potenciar um incremento do conhecimento dos alunos, pelo conhecimento (e práticas) dos professores. Sendo os números racionais um dos tópicos problemáticos para os alunos, é fundamental identificar quais as situações matematicamente (mais) críticas para os professores de modo que, pela formação facultada, possam deixar de o ser. Neste artigo, tendo por foco o conhecimento matemático do professor e as suas especificidades, discutimos alguns aspetos desse conhecimento de futuros professores sobre números racionais, em concreto o sentido de número racional, identificando as suas componentes mais problemáticas e equacionando alguns dos porquês em que se sustentam. Terminamos com algumas considerações sobre implicações para a formação de professores e responsabilidade dos seus formadores.
Abstract: In recent years, teachers’ knowledge has come to be recognized as one of the core aspects in and for the development of students’ mathematical knowledge. This being the case, training should focus on where it is really required, in such a way as to increase the knowledge of students through the knowledge and practice of teachers. Rational numbers are notoriously difficult for students and it is essential to identify mathematically critical situations for teachers, so that, through training, they cease to be problematic. In this article, with its focus on specific aspects of teachers’ mathematical knowledge, we shall discuss prospective teacher’s knowledge with regard to rational numbers, specifically rational number sense, identifying its components and considering some of the reasons for the problems associated with it. We shall finish with a few considerations of the implications for teacher education and the responsibility of the trainers
Résumé: Ces dernières années, le savoir de l'enseignant a été reconnu comme l'un des aspects fondamentaux, dans et pour le développement des connaissances mathématiques des élèves. Face à cette centralité, la formation devra se concentrer là où cela est effectivement nécessaire, afin de favoriser un accroissement de la connaissance des élèves, sur la connaissance (et pratique) des enseignants. Puisque les nombres rationnels sont un des sujets les plus problématiques pour les étudiants, il est essentiel d’identifier quelles sont les situations mathématiquement (les plus) critiques pour les enseignants afin que, grâce à la formation dispensée, elles puissent cesser de l'être. Dans cet article, centré sur les connaissances mathématiques des enseignants et leurs spécificités, nous discutons certains aspects de cette connaissance des futurs enseignants sur les nombres rationnels, plus précisément le sens du nombre rationnel, identifiant les éléments les plus problématiques et réfléchissant sur les raisons qui les justifient. Nous terminons avec quelques réflexions sur les implications pour la formation des enseignants et la responsabilité de leurs formateurs.

Description

Keywords

Conhecimento de futuros professores Números racionais Situações matematicamente críticas Formação de professores Prospective teachers’ knowledge Rational numbers Mathematically critical situations Teacher education Savoir des futurs enseignants Nombres rationnels Situations mathématiquement critiques Formation des enseignants

Citation

Pinto, H. & Ribeiro, C. M. (2013). Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos – o sentido de número racional. Da Investigação às Práticas, 3(1), 80-98.

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CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa

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