Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Microteatro: o teatro rápido

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MICROTEATRO O TEATRO RÁPIDO.pdf5.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Há alguns anos já que se tem registado, em várias cidades europeias, nomeadamente espanholas, uma proliferação de espaços de programação cultural, regular ou ocasional, inteiramente dedicados à programação de espetáculos de teatro de curta duração, aqui designados por “microteatro”. O Teatro Rápido (TR), que existiu em Lisboa entre maio de 2012 e maio de 2014, foi um espaço de programação regular de “microespetáculos” de teatro. O TR é, nesta dissertação, o caso que serviu de base para a recolha, análise e registo da experiência em Lisboa. Serão aqui apresentados dados de registo como, entre outros, o número de textos inéditos, o número de criativos envolvidos nos microespetáculos, o número de espectadores, que visam demonstrar, objetivamente, a relevância do referido projeto enquanto espaço de experimentação laboratorial e de incentivo à escrita de “micropeças”, à criatividade de artistas e à criação de novas correntes de público. Serão apresentados os criadores do conceito de microteatro em Espanha, e as razões e objetivos que levaram à importação do conceito para Lisboa. Dar-se-ão igualmente a conhecer as particularidades de produção, criação artística e programação específicas desta estrutura em Portugal. Não havendo registo de qualquer estudo sobre o TR, esta investigação pretende ser relevante e importante para os estudos de teatro e artes performativas em Portugal, já que se trata do estudo inédito de fontes constituídas por registos de existência desde a criação do TR (maio de 2012) até ao seu encerramento (maio de 2014).
ABSTRACT - For some years now, a proliferation of new spaces of regular or occasional cultural programming of short length theatre plays, herein addressed as "microtheatre", has been grassing through several european cities, namely in Spain. The Teatro Rápido (TR) that emerged in Lisbon between May 2012 and May 2014 was a space vocated for the regular programming of theatre "microplays". In this dissertation, the TR is the case that serves for the collection, analysis and recording of the experiment in Lisbon. Relevant records will be presented herein, like the number of original texts, the number of creatives involved in the microplays and the number of patrons, among others, These aim to demonstrate objectively the relevance of the said project as a space for adequate laboratory experimentation, for the incentive of writing of original "microplays", for the creativity of artists and also for the creation of new audience flows. The creators of the concept of "microtheatre" in Spain will be presented here, as well as the reasons and objectives that led to the import of the concept to Lisbon. There is no record of any study of the TR, This research thus aims to be relevant and important for the studies of theater and performing arts in Portugal, as it is the unprecedented study of sources comprised by the records of existence since the creation of the TR (May 2012) until its closure (May 2014).

Description

Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas

Keywords

Teatro Microteatro Produção Programação Theatre Microtheatre Production Programming

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema