Repository logo
 
Publication

Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar

dc.contributor.authorGomes, E. X.
dc.contributor.authorPires, Ana Luisa De Oliveira
dc.contributor.authorAlves, Mariana Gaio
dc.date.accessioned2021-03-25T10:21:30Z
dc.date.available2021-03-25T10:21:30Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractReconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Recognizing the current social and scientific relevance of researches that consider, articulately, the educational dynamics that take place inside and outside school spaces, this study explores an educational offer under the responsibility of the municipality of Lisbon - the DESCOLA program - whose purpose is to target teachers and students from primary and secondary schools. Guided by the central question “To what extent does DESCOLA reiterate and / or reconfigure the school grammar of education?”, a qualitative and interpretative methodological approach is developed that mobilizes data obtained from content analysis of the program's brochure. The results of the research suggest the presence of marks of school grammar in DESCOLA, but also of interruptions in it, giving rise to possibilities for changing school organization and work in a logic of public education space.pt_PT
dc.description.abstractResumen Reconociendo la relevancia social y científica actual de las investigaciones que consideran articuladamente las dinámicas educativas que tienen lugar dentro y fuera de los espacios escolares, se presenta un estudio que explora una oferta educativa bajo la responsabilidad del municipio de Lisboa - el programa DESCOLA - cuyo público objetivo son profesores y alumnos de escuelas primarias y secundarias. Guiado por la pregunta central “¿En qué medida DESCOLA reitera y / o reconfigura la gramática escolar de la educación?”, se desarrolla un enfoque metodológico cualitativo e interpretativo que moviliza los datos obtenidos con el análisis de contenido del folleto del programa. Los resultados de la investigación sugieren la presencia de notas de gramática escolar en DESCOLA, pero también de interrupciones en la misma, dando lugar a posibilidades de cambio de organización escolar y trabajo en una lógica de espacio público de educación.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Reconnaissant la pertinence sociale et scientifique actuelle des recherches qui prennent en compte, de manière articulée, les dynamiques éducatives qui se déroulent à l'intérieur et à l'extérieur des espaces scolaires, on présent une étude qui explore une offre éducative sous la responsabilité de la municipalité de Lisbonne - le programme DESCOLA - qui vise les enseignants et élèves des écoles primaires et secondaires. Guidé par la question centrale « Dans quelle mesure DESCOLA réitère et / ou reconfigure-t-il la grammaire scolaire ?», une approche méthodologique qualitative et interprétative est développée qui mobilise les données obtenues avec l'analyse du contenu de la brochure du programme. Les résultats de la recherche suggèrent la présence de notes de grammaire scolaire dans DESCOLA, mais aussi des interruptions, donnant lieu à des possibilités de changement d'organisation scolaire et de travail dans une logique d'espace public d'éducation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, E., Pires, A., Alves, M., (2021) DESCOLA - reconfigurações e reiterações da gramática escolar, Da Investigação às Práticas, 11(1), 25 - 43. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13136
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/237pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectEspaço público de educaçãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectEducating statept_PT
dc.subjectPublic space of educationpt_PT
dc.subjectEducaciónpt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEstado educadorpt_PT
dc.subjectEspacio público de educaciónpt_PT
dc.subjectÉducationpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectÉtat enseignantpt_PT
dc.subjectEspace public d'éducationpt_PT
dc.titleDescola - reconfigurações e reiterações da gramática escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage43pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticaspt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameGomes
person.familyNameoliveira pires
person.familyNamegaio alves
person.givenNameElisabete Xavier
person.givenNameana luisa
person.givenNamemariana
person.identifier.ciencia-id6819-3243-E909
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.ciencia-id3C1D-6ADA-4118
person.identifier.orcid0000-0001-6635-6307
person.identifier.orcid0000-0001-9680-4051
person.identifier.orcid0000-0001-8895-0796
person.identifier.ridC-7073-2019
person.identifier.scopus-author-id35069574000
person.identifier.scopus-author-id57193056210
person.identifier.scopus-author-id36349655900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1223ad08-effc-49e5-8e35-5b2fe8388bea
relation.isAuthorOfPublicationf94d71a2-455a-47ee-850a-e0795e106534
relation.isAuthorOfPublication33025281-ae81-4edc-b3b9-1b89d76b001e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1223ad08-effc-49e5-8e35-5b2fe8388bea

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar.pdf
Size:
278.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections