Repository logo
 
Publication

Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção

dc.contributor.authorAlmeida, Tiago
dc.contributor.authorSilva, C.
dc.date.accessioned2020-07-14T15:47:43Z
dc.date.available2020-07-14T15:47:43Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi comparar o efeito de dois programas de treino em escritas inventadas na qualidade das produções escritas e leitura. Participaram 100 crianças que não sabiam ler nem escrever, distribuídas por quatrogrupos experimentais e um de controle. Os grupos 1 e 2 seguiram a metodologia de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) e os grupos 3 e 4 a metodologia de Ouellette, Sénéchal e Haley (2013). Nos grupos 1 e 3 utilizaram-se palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o nome da letra e nos grupos 2 e 4 palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o som. Os grupos 1 e 2 tiveram resultados superiores aos grupos 3, 4 e controle.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study was to compare the effect of two training programs on invented writings on the quality of written and reading productions. Participated 100 children who could not read or write, distributed by four experimental groups and one of control. Groups 1 and 2 had followed the methodology of Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) and groups 3 and 4 the methodology of Ouellette, Sénéchal and Haley (2013). In groups 1 and 3 we used facilitator words whose initial syllable coincides with the name of the letter and in groups 2 and 4 facilitator words whose initial syllable coincides with the sound. Groups 1 and 2 had higher results than groups 3, 4 and control.pt_PT
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue comparar el efecto de dos programas de entrenamiento en escrituras inventadas en la calidad de las producciones escritura y lectura. Participaron 100 niños que no sabían leer y tampoco escribir, distribuidas por cuatro grupos experimentales y uno de control. Los grupos 1 y 2 siguieron la metodología de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) y los grupos 3 y 4 la metodología de Ouellette, Sénéchal y Haley (2013). En los grupos 1 y 3 se utilizaron palabras facilitadoras cuya sílaba inicial coincide con el nombre de la letra y en los grupos 2 y 4 palabras facilitadoras cuya sílaba inicial coincide con el sonido. Los grupos 1 y 2 tuvieron resultados superiores a los grupos 3, 4 y control.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, Tiago, & Silva, Ana Cristina. (2019). Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção. Psicologia Escolar e Educacional, 23, e192948. Epub 09 de dezembro de 2019.https://doi.org/10.1590/2175-35392019012948pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392019012948pt_PT
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12036
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100328&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectProgramas de alfabetizaçãopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectAlphabetization programspt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectEducación infantilpt_PT
dc.subjectProgramas de alfabetizaciónpt_PT
dc.subjectLecturapt_PT
dc.titleEscritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervençãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titlePsicologia Escolar e Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.familyNameSilva
person.givenNameTiago
person.givenNameAna Cristina
person.identifier.ciencia-idDB1B-6427-3C24
person.identifier.orcid0000-0002-3557-0623
person.identifier.orcid0000-0001-6238-2663
person.identifier.ridE-4956-2011
person.identifier.scopus-author-id25924238600
person.identifier.scopus-author-id55574531100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2
relation.isAuthorOfPublication66ec75b6-9ce9-4212-8082-701eb6d80323
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância.pdf
Size:
541.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections