Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Leitura em ambiente digital: transliteracias da comunicação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O recente desenvolvimento de projectos de literatura electrónica tem que ver com a necessidade de formalização de uma escrita e uma leitura que se normaliza a cada dia, por exemplo, nas narrativas multimédia e transmedia. Todos os híbridos combinatórios multimédia disponíveis na Internet desafiam os leitores a interpretar sinais e estruturas narrativas com que a maioria pode não estar ainda familiarizada. A chave para tornar a área da escrita electrónica mais reconhecida entre autores, leitores e a própria sociedade estará na aprendizagem destas novas linguagens digitais e na aposta em uma literacia que acolha, sem preconceitos, a materialidade dos meios e a imaterialidade da interpretação. A necessidade de desenvolver experiências que deem espaço a estas criações electrónicas híbridas são tão essenciais como é essencial a necessidade de percebermos melhor este tipo de escrita e leitura. A atenção dada à recepção e criação das textualidades electrónicas faz parte de um movimento mais abrangente de interdisciplinaridade que inclui não só as idiossincrasias das ciências sociais e humanas como também de outras disciplinas mais técnicas. Isto porque, a recorrente utilização das novas tecnologias audiovisuais e multimédia no texto que escrevemos e lemos hoje traduz inovações estéticas que tornam todas as eventualidades comunicativas uma experiência complexa, não linear e cada vez mais sensível.

Description

Keywords

Literacia mediática Narrativas transmedia Textualidade digital

Citation

BONACHO, Fernanda do Rosário Farinha - Leitura em ambiente digital: transliteracias da comunicação. In: Congresso Investigar no quadro de um doutoramento no séc. XXI: pessoas, políticas e projetos, Lisboa, (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), 2016 (29 novembro)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIC.Digital / FCSH-UNL (orgs.)