Repository logo
 
Publication

Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar

dc.contributor.advisorMonteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro
dc.contributor.authorAmorim, Vera
dc.date.accessioned2018-12-20T16:08:59Z
dc.date.available2018-12-20T16:08:59Z
dc.date.issued2006
dc.descriptionDissertação de mestrado em Performance Artística (Dança), Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humanapt_PT
dc.description.abstractÉ Objectivo deste estudo, fundamentar e levar a cabo uma análise comparativa de duas Metodologias do ensino da Dança Clássica, no sentido de contribuir para fornecer pistas, levantar questões, quiçá elementos que possam vir a revelar-se úteis na resposta às questões avançadas, constituindo-se assim numa espécie de instrumento de trabalho para quem dele entender socorrer-se servindo imperativos de utilidade e não de mero estudo desligado da realidade e porventura de menor utilidade. A perspectiva será sempre a de “indicar uma direcção e não um caminho”. (in Robalo Monteiro) Reforce-se a contextualização relativamente às metodologias abordadas; uma foi criada para a Escola Superior de Dança e para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, pela professora Barbara Fewster, num contexto claramente Vocacional (de formação de professores de Dança no primeiro caso, e para a profissão de Bailarinos no segundo) e a outra desenvolvida pela Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet, num âmbito mais alargado, não exclusivamente Vocacional, num plano de implantação internacional.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this investigation was to compare 2 Classical Dance Methodologies aiming to provide hints, elements and questions that might be useful to the actual and future dance teachers. More than a simple theoretical approach, the author wants to establish a bridge between theory and practice. A word about the 2 studied methods: 1) Barbara Fewster created a method to be applied in the Superior Dance School – Lisbon, Portugal, in articulation with the National Dance Conservatoire, reflecting her wide experience as a ballet methodologue responsible for the Royal Ballet School – London for over 50 years. This was devised for the vocational context, however it has proven very useful in other contexts as well. The other methodology studied was developed by the Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet, aiming for a wider public, both vocational and non vocational. The study of these two dance methods reveals very useful aspects that can be of interest for the dance teacher as well as for the dance teacher trainee.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9195
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.5/17332
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDança clássicapt_PT
dc.subjectMetodologia do ensino da dançapt_PT
dc.subjectBarbara Fewsterpt_PT
dc.subjectImperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Balletpt_PT
dc.subjectClassical dance
dc.subjectDance methodologies
dc.titleEstudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: