Repository logo
 
Publication

As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough

dc.contributor.advisorSotomayor, Ana Maria
dc.contributor.authorSilva, Daniela Quaresma da
dc.date.accessioned2023-01-12T15:40:16Z
dc.date.available2023-01-12T15:40:16Z
dc.date.issued2021-12
dc.descriptionMestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenhopt_PT
dc.description.abstractAs redes sociais demonstram ser cada vez mais um recurso de marketing que auxilia e promove o sucesso e divulgação das empresas. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo analisar e perceber como se poderĆ” recorrer Ć  rede social Instagram de forma a potencializar o sucesso nas start-ups. Uma vez que se exige um conhecimento pormenorizado dos conceitos gerais sobre o tema, bem como do funcionamento interno de uma start-up, a metodologia de investigação escolhida foi o estudo de caso, tendo sido colocada em prĆ”tica atravĆ©s da triangulação de diferentes fontes de informação como entrevistas e observaƧƵes diretas. Foram selecionadas duas empresas para o estudo empĆ­rico: a Damn Doughnuts e a Scoop n’ Dough. A empresa Damn Doughnuts foca-se na comercialização dos seus donuts 100% vegetarianos, atravĆ©s da pĆ”gina de Instagram, com mĆ©todo de prĆ©-pagamento, serviƧo de entrega ao domicĆ­lio ou atravĆ©s de um ponto de recolha. A empresa Scoop n’ Dough vende igualmente donuts 100% vegetarianos, tendo, contudo, uma abordagem diferente na divulgação nas redes sociais. A Scoop n’ Dough tem ainda uma loja fĆ­sica no Chiado, em Lisboa, para a comercialização dos seus produtos. Os resultados obtidos atravĆ©s deste estudo vĆŖm apresentar Ć  comunidade empresarial, nomeadamente a small business e start-ups, respostas e apoio na implementação de estratĆ©gias nas redes sociais para impulsionar os seus negócios. Os futuros empreendedores podem beneficiar com este documento ao seguir os passos dados pelas start-ups, mais concretamente, no que concerne Ć  forma como se lanƧaram, como difundiram informaƧƵes ou atĆ© como conseguiram captar a atenção do pĆŗblico-alvo de forma a convertĆŖ-la em vendas. Beneficiam igualmente ao compreender o funcionamento do meio online e como conseguir dominĆ”-lo atravĆ©s das estratĆ©gias apresentadas.pt_PT
dc.description.abstractSocial network is being used as marketing tools to help to reach the success and advertising of the companies. This dissertation aims to analyse and understand the impact of Instagram can actually enhance the success of start-ups. Since the study requires a detailed knowledge of general concepts on the subject, the start up as well as the internal operation of the start-up. It was chosen the research methodology as the case study. It was also implemented through the triangulation of different sources of information’s, like interviews and direct observation. The company chosen is Damn Doughnuts. They sell their homemade doughnuts through their Instagram page. The payment is pre-made, and the delivery is made to the people houses or in a chosen point. In addition to Damn Doughnuts, Scoop n’ Dough will also be studied, both sell 100% plant-based doughnuts, however with different approaches in advertising on social networks. Scoop n’ Dough has a physical store in Chiado, in Lisbon, to sell their product’s. The results obtained in this study bring to the business community, small business and start ups, answers, and support for the implementation of strategies to be used in social networks to boost their business. Future entrepreneurs can benefit from this work by following the steps taken by start-ups regarding how they launched themselves, how they spread information or even how they managed to capture the attention of the target audience to convert it into sales and understand how the social media works and how to master it through the strategies presented.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, D. Q. (2021) As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough. (Dissertação de mestrado nĆ£o publicada). Instituto PolitĆ©cnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. DisponĆ­vel em http://hdl.handle.net/10400.21/15325pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15325
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectStart-uppt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectSocial networkpt_PT
dc.subjectEntrepreneurshippt_PT
dc.subjectDigital marketingpt_PT
dc.titleAs redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Doughpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISCALpt_PT
oaire.citation.titleDissertaƧƵes de Mestradopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAƇƃO - DANIELA SILVA.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: