Repository logo
 
Publication

Extensões de conhecimentos na construção da compreensão de Numeral Decimal

dc.contributor.authorMorais, Cristina
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.date.accessioned2020-06-01T09:06:50Z
dc.date.available2020-06-01T09:06:50Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNuma perspectiva de desenvolvimento numérico em que o conceito de número é ampliado à medida que diferentes conjuntos numéricos são abordados, é natural que os alunos recorram aos conhecimentos que têm e os estendam aos novos conjuntos, o que nem sempre conduz a conclusões corretas. Neste sentido, este artigo tem como objetivo compreender que potencialidades têm situações que sugerem extensões de conhecimentos incorretas como meio para promover a construção da compreensão de numeral decimal. Apresentamos parte de um estudo que segue a modalidade de Investigação Baseada em Design, tendo sido realizada uma experiência de ensino onde participaram 25 alunos e a professora titular, no 3° e 4° ano de escolaridade. Neste texto, são analisadas as discussões entre quatro alunos, organizados em pares, em torno de tarefas centradas em três extensões de conhecimentos incorretas. Os resultados evidenciam que as situações propostas promovem o recurso a justificações e contra exemplos, desenvolvendo assim o raciocínio matemático. Os resultados revelam também potencialidades para a construção da compreensão de numeral decimal, nomeadamente a nível da mobilização de modelos, conceitualização da unidade e da compreensão do valor de posição dos algarismos no numeral decimal, em particular de zero.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Considering a perspective of numerical development where the concept of number is expanded as different number sets are approached, it's only natural that pupils rely on their knowledge and extend them to the new sets, which does not always lead to correct conclusions. Hence, in this paper we aim to understand the potential of situations that suggest incorrect knowledge extensions as a means to promote the construction of decimal number understanding. Part of a broader study that follows a Design Based Research is reported, within which a teaching experiment was carried out with 25 students and their teacher, in 3rd and 4th grades. In this paper, we analyze the discussions among four students, organized in pairs, regarding tasks that promoted the discussion of three common incorrect knowledge extensions. The results evidence that the proposed situations promote the use of justifications and counterexamples, developing mathematical reasoning. The results also reveal the potential to build decimal number understanding, namely in models use, unit conceptualization, and place value concept, in particular zero.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMorais, Cristina, & Serrazina, Maria de Lurdes. (2018). Extensões de Conhecimentos na Construção da Compreensão de Numeral Decimal. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 32(61), 631-652. https://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a16pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v32n61a16pt_PT
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11748
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2018000200631&lng=pt&tlng=ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNúmeros racionaispt_PT
dc.subjectNumerais decimaispt_PT
dc.subjectExtensões de conhecimentospt_PT
dc.subjectRational numberspt_PT
dc.subjectDecimal numberspt_PT
dc.subjectKnowledge extensionspt_PT
dc.titleExtensões de conhecimentos na construção da compreensão de Numeral Decimalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage652pt_PT
oaire.citation.issue61pt_PT
oaire.citation.startPage631pt_PT
oaire.citation.titleBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume32pt_PT
person.familyNameMorais
person.familyNameSerrazina
person.givenNameCristina
person.givenNameMaria de Lurdes
person.identifier.ciencia-id2419-F8C0-3A13
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.orcid0000-0002-3502-1288
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication750ecd48-e27e-42bb-9ddd-258c333abdd6
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery750ecd48-e27e-42bb-9ddd-258c333abdd6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
0103-636X-bolema-32-61-0631.pdf
Size:
672.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections