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Femvertising: a publicidade pode contribuir para o empoderamento da mulher na sociedade?

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2024-06-17T14:23:11Z
dc.date.available2024-06-17T14:23:11Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractLipovetsky, ao dedicar-se ao estudo do papel social e cultural da mulher da última década século XX, exibia-nos no seu livro A Terceira Mulher (1999) um trabalho sobre a interpretação dos símbolos que definiam a mulher dessa época. A “terceira mulher” era uma figura social que se esforçava por reduzir a oposição entre os géneros masculino e feminino, que procurava criar uma rutura com «a história das mulheres e que expressa uma suprema evolução democrática aplicada ao status social e identitário do feminino» (1999, p.10). Já neste século emerge o conceito de “empoderamento feminino”, resultante dos movimentos feministas da década de 80 e 90 do século passado, e das conquistas sociais, profissionais e políticas das mulheres referidos por Lipovetsky. Com ele surge a noção de Femvertising, termo que se aplica à “publicidade que revela talentos, mensagens e imagens pró-femininas para capacitar mulheres e meninas” (SheKnows Media, 2014, citado por Drake, 2017, p.594), eliminado, deste modo, os tradicionais estereótipos de género (Akestam et al., 2017). Atendendo a que as mulheres são as protagonistas destas narrativas publicitárias, e às várias representações do corpo (vestido, seminu ou nu), às respetivas poses, gestos e posturas, pretendemos, nesta texto, refletir sobre os conceitos de Femvertising e do empoderamento da mulher.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: By dedicating himself to the study of women's social and cultural role in the last decade of the 20th century, Lipovetsky showcased in his book "The Third Woman" (1999) a work on the interpretation of symbols that defined the women of that time. The "third woman" was a social figure that sought to reduce the opposition between the male and female genders, that aimed to break away from "the history of women and that expresses a supreme democratic evolution applied to the social and identity status of the feminine" (1999, 10). Already in this century, the concept of "female empowerment" emerges, resulting from the feminist movements of last century's 80's and 90's, and from the social, professional, and political achievements of the women, referred to by Lipovetsky. With it comes the notion of Femvertising, term which applies to "advertising that reveals pro-female talents, messages, and images, to empower women and girls" (SheKnows Media, 2014, cited by Drake, 2017, 594), eliminating this way the traditional gender stereotypes (Akestam et al., 2017). Considering that women are the protagonists of these advertising narratives, and to the several representations of the body (dressed, half- naked, or naked), the respective poses, gestures, and postures, in this text, we intend to reflect on the concepts of Femvertising and women's empowerment.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, J. (2023). Femvertising: A publicidade pode contribuir para o empoderamento da mulher na sociedade?. In F.Teixeira, A.Frias, S.Silveira, D.Vaz, J.Morgado, P. R M.Ribeiro, A. C.Bortolozzi, I.Chagas, T. Vilaça, I.Martins, C.R. Rossi & S.M.Melo (coords.). Género, diversidade sexual e direitos humanos (pp. 29-40). Escola Superior de Educação de Coimbra. https://eventos.esec.pt/cises/publicacoes/pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-9145-09-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17505
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://eventos.esec.pt/cises/publicacoes/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectFemvertisingen
dc.subjectEmpoderamentopt_PT
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectBodyen
dc.subjectGenderen
dc.subjectEmpowermenten
dc.titleFemvertising: a publicidade pode contribuir para o empoderamento da mulher na sociedade?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage40pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleGénero, diversidade sexual e direitos humanospt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
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