Repository logo
 
Publication

Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua

dc.contributor.authorLopes, Átila Rabelo
dc.contributor.authorOliveira, Daniel Carvalho de
dc.contributor.authorAguiar, Ruan C. de Sousa
dc.contributor.authorBraga, Rosana Teresinha Vaccare
dc.date.accessioned2020-06-20T08:32:44Z
dc.date.available2020-06-20T08:32:44Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAmbientes de aprendizagem ubíqua (u-learning) sensíveis ao contexto são sistemas aplicados no domínio da educação, caracterizados pela capacidade de coletar informações do contexto do aluno e modificar seu comportamento, adaptando-se às característica e necessidades de aprendizagem do aluno. Além disso, outra característica importante da u-learning é prover acesso aos recursos computacionais de aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora, independente de tipo de dispositivo do usuário. Diante deste novo cenário, ainda desconhecido para a maioria da comunidade acadêmica, este artigo se propõe a investigar os ambientes u-learning sensíveis ao contexto propostos na literatura da área e conhecer os serviços educacionais e os tipos de contexto utilizados nesses ambientes, por meio de um mapeamento sistemático da literatura.pt_PT
dc.description.abstractContext-sensitive ubiquitous learning (u-learning) environments are systems applied in the field of education, characterized by the ability to collect information from the student's context and modify your behavior, adapting to the characteristics and student's learning needs. In addition, another important feature of ulearning is to provide access to computing learning resources anywhere, anytime, regardless of the user's device type. Faced with this new scenario, still unknown to most of the academic community, this paper proposes to investigate the context-sensitive u-learning environments, proposed in the literature of the area, to know the educational services and the types of context used in these environments, through a systematic mapping of the literature.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes, Á., Oliveira, D., Aguiar, R., Braga, R. (2017) Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (58-63) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95733-9-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11908
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2017/siie-cied_2017_atas-compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem ubíquapt_PT
dc.subjectSensível ao contextopt_PT
dc.subjectMapeamento sistemáticopt_PT
dc.subjectU-learningpt_PT
dc.subjectUbiquitous learningpt_PT
dc.subjectContext-sensitivept_PT
dc.subjectSystematic mappingpt_PT
dc.titleAprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíquapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage63pt_PT
oaire.citation.startPage58pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contextosiie-cied_2017_atas.pdf
Size:
233.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections