Repository logo
 
Publication

Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras

dc.contributor.authorBrunheira, Lina
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2023-04-13T08:50:44Z
dc.date.available2023-04-13T08:50:44Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste artigo relata uma investigação envolvendo uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras na unidade curricular de Geometria do 2.º ano de uma licenciatura em educação básica. O tema da investigação é a construção de definições, um processo que foi promovido por um ensino de natureza exploratória. Especificamente, pretendemos saber quais as características sobre a definição de figuras geométricas a que os futuros professores atendem quando selecionam e constroem definições e como se relaciona a estruturação espacial e geométrica das figuras com o processo de definir. Os dados foram recolhidos por registos áudio e vídeo das aulas e das produções escritas das formandas sobre as definições de quadriláteros e do paralelepípedo. Os resultados mostram que, inicialmente, as formandas tinham uma conceção muito limitada do que é uma definição, restringindo-se às propriedades necessárias. Com o trabalho desenvolvido passaram a considerar o caráter suficiente e inclusivo da condição apresentada. Construíram definições tendencialmente corretas mas não económicas, mobilizando um conhecimento mais profundo das figuras. A estruturação geométrica e espacial influenciou o processo de definir, mas evoluiu igualmente com esta atividade. Finalmente, a construção de definições como etapa final do estudo das figuras promoveu a articulação entre as definições e sua classificação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract. This article reports a research concerning a prospective elementary and infant teachers education experiment, in a geometry course in the 2nd year of studies of a degree in education. The subject of this study is the construction of definitions, a process developed through working on exploratory tasks. Specifically, we seek to know which features of definitions of geometric figures do prospective teachers attend to when selecting and constructing definitions and how the spatial and geometric structuring of the figures relates to the process of defining. Data was gathered from the participants’ reports, audio and video records of classroom discussions on definitions of quadrilaterals and of parallelepipeds. The results show that initially the participants had misconceptions about definitions, just focusing on the necessary properties of the figures. The work developed led them to consider the sufficiency and inclusiveness of the condition. The participants constructed mostly correct but not economic definitions, mobilizing a deeper knowledge of the figures. The spatial and geometric structuring of the figures influenced the process of defining, but also evolved with this activity. Finally, the construction of definitions in the final stage of the study of figures promoted the articulation between the definitions and their classification.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrunheira, L., & Ponte, J. P. da. (2018). Definir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoras. Quadrante, 27(2), 133–159. https://doi.org/10.48489/quadrante.22965pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48489/quadrante.22965pt_PT
dc.identifier.issn2183-2838
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15881
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://quadrante.apm.pt/article/view/22965pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectQuadriláterospt_PT
dc.subjectRaciocínio geométricopt_PT
dc.subjectEstruturaçãopt_PT
dc.subjectDefinirpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectGeometrypt_PT
dc.subjectQuadrilateralspt_PT
dc.subjectGeometric reasoningpt_PT
dc.subjectStructuring; definingpt_PT
dc.subjectProspective teacher educationpt_PT
dc.titleDefinir figuras geométricas: uma experiência de formação com futuras professoras e educadoraspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage159pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage133pt_PT
oaire.citation.titleQuadrantept_PT
oaire.citation.volume27pt_PT
person.familyNameBrunheira
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameLina
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier.ciencia-id6711-F603-EFEB
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0002-5027-1867
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7d7e8458-8b3f-41c4-ae1c-250488a53fd1
relation.isAuthorOfPublicationf39c1ab0-4acd-4ff5-bcdb-4217e49271f1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf39c1ab0-4acd-4ff5-bcdb-4217e49271f1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
22965-Texto do Trabalho-88390-1-10-20210125.pdf
Size:
681.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections