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Implementação da abordagem Kaizen numa organização

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Abstract(s)

Com o intuito de se tornarem mais eficazes, as organizações estão cada vez mais a procura de eliminar de seus processos aqueles elementos que não acrescentam valor para seus consumidores, elementos estes que representam desperdícios. Com este cenário, as empresas vêm adotando estratégias que trabalham na procura de áreas que possam ser melhoradas dentro de suas organizações. Através da implementação da filosofia Kaizen, inserida na adoção de uma gestão Lean, as chefias empoderam seus trabalhadores a fim de promover a integração de todos os colaboradores na resolução de problemas e melhoria contínua. Esta filosofia foi introduzida na indústria pela Toyota, porém, com o crescimento das exigências de mercado e a competitividade entre empresas, passou a ser implementada em diferentes setores, sendo o setor de serviços um deles. Este estudo tem como principal objetivo analisar o processo de análise de riscos de aplicações dentro de uma empresa do setor financeiro e apresentar de propostas de melhoria abordando a filosofia Kaizen. O presente trabalho inicia-se com a revisão de literatura composta pela explicação da aplicabilidade do pensamento Lean e filosofia Kaizen, assim como seus princípios e ferramentas utilizadas para suporte. Em seguida, em formato caso de estudo, foi analisado o processo e a equipa de análise de riscos e, posteriormente, desenvolvidas propostas de melhoria. Os resultados demonstraram que a implementação deste tipo de filosofia no setor dos serviços pode ser um ponto importante e decisivo para a melhoria da qualidade e eficiência dos processos, garantindo vantagens para a empresa e clientes.
To become more effective, organizations are looking to eliminate from their processes those elements that do not add value to their customers, elements that represent waste. With this scenario, companies have been adopting strategies that search for areas that can be improved within their organizations. Through the implementation of the Kaizen philosophy, inserted in the adoption of Lean management, managers empower their workers in order to promote the integration of all employees in problem solving and continuous improvement. This philosophy was introduced in the industry by Toyota, however, with the growth of market demands and the competitiveness between companies, it started to be implemented in different sectors, being the service sector one of them. The main objective of this study is to analyze the application risk analysis process within a company in the financial sector and to present improvement proposals addressing the Kaizen philosophy. The present work begins with a literature review that explains the applicability of Lean thinking and Kaizen philosophy, as well as its principles and tools used for support. Then, in study case format, the process and the risk analysis team were analyzed and proposals for improvement were subsequently developed. The findings showed that the implementation of this type of philosophy in the services sector can be an important and decisive factor for improving the quality and efficiency of processes, ensuring advantages for the company and customers.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão Industrial

Keywords

Pensamento Lean Melhoria contínua Kaizen Serviços Lean thinking Continuous improvement Services

Citation

ROSA, Bruna Michelsem Travassos da – Implementação da abordagem Kaizen numa organização. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2022. Dissertação de Mestrado.

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Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

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