Repository logo
 
Publication

To use or not to use digital influencers?: uma análise do recurso a influenciadores digitais em estratégias de relações públicas

dc.contributor.advisorAntunes, Ana Cristina Coelhopt_PT
dc.contributor.authorTomaz, Ana Soraia Ramos
dc.date.accessioned2019-02-04T15:38:27Z
dc.date.available2019-02-04T15:38:27Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractA evolução tecnológica veio alterar o paradigma da comunicação e também os padrões comportamentais e sociais. Atualmente, a tecnologia faz parte do quotidiano e é indispensável para as próprias organizações e/ou marcas, que se querem manter em contacto e próximas dos seus públicos. A internet acabou com a distância entre pessoas, públicos e organizações e os social media apresentam uma forma rápida e eficaz de comunicar. A grande particularidade da comunicação digital assenta na facilidade em disseminar uma mensagem e no contacto instantâneo. Para além da simplicidade em comunicar, a internet e os social media permitem que uma pessoa comum possa comunicar com milhares de pessoas e tornar-se influente junto das mesmas. É, neste contexto, que surgem os influenciadores digitais – pessoas comuns que ganham vários seguidores, que segmentam públicos, através de conteúdos que partilham, de acordo com o seu interesse próprio, garantem a atenção de audiências e fazem-se ouvir junto delas. Assim, as marcas, as organizações e as Relações Públicas começam a recorrer estrategicamente a estes influenciadores, já que os seus objetivos passam por construir e manter uma relação benéfica com todas as partes interessadas. É fundamental que a mensagem tenha impacto junto dos seus seguidores, trazendo aspetos positivos para a estratégia aplicada. Entra-se numa era em que os influenciadores digitais dominam e comunicam de forma eficaz. É neste contexto que as Relações Públicas adaptam a sua comunicação, repensam a sua forma de atuação e surge o conceito de RP 2.0. Assim, é importante perceber as principais mudanças e de que forma o profissional tem comunicado com todas estas alterações, além de compreender a forma como as Relações Públicas se têm apropriado dos Influenciadores Digitais enquanto ferramenta de comunicação. O relatório de estágio desenvolvido prende-se com um estágio desenvolvido durante seis meses, no período de janeiro a junho, onde trabalhei, na IPSIS, a componente de Relações Públicas em agência de comunicação, onde se acompanhou toda a comunicação com o cliente, desde a elaboração de comunicado, passando pelo follow up ao report, por exemplo, mas também onde foram desenvolvidos, na Milenar, planos de comunicação para um projeto confidencial e onde se realizou uma análise sobre os Influenciadores Digitais e de que forma podiam ser bons aliados às marcas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Technological evolution has changed the paradigm of communication as well as behavioral and social patterns. Currently, technology is part of daily life and is indispensable for the organizations and / or brands, who want to keep in touch and close to their audiences. The internet has put an end to the distance between people, public and organizations and social media present a fast and effective way of communicating. The great peculiarity of digital communication is based on the ease of disseminating a message and on instant contact. In addition to the simplicity of communication, the internet and social media allow an ordinary person to communicate with thousands of people and become influential among them. It is, in this context, that digital influencers emerge - ordinary people who gain multiple followers, who segment audiences, through content that they share, according to their own interests, they secure the attention of audiences and make themselves heard. Thus, brands, organizations and Public Relations begin to appeal strategically to these influencers, as its objectives are to build and maintain a beneficial relationship with all stakeholders. It is essential that the message has an impact on its followers, bringing positive aspects to the applied strategy. We enter an era in which digital influencers dominate and communicate effectively. Public Relations adapt their communication, rethink their way of acting and the concept of RP 2.0 appears. Thus, it is important to note the key changes and how the professional has communicated with all these changes, in addition to understanding how Public Relations have appropriated Digital Influencers as a communication tool. The internship report was developed with a six-month internship, from January to June, at IPSIS, the Public Relations component in a communication agency, following all the communication for a client, since the preparation of the statement, through the follow up to the report, for example, but also where it was developed, in Milenar, communication plans for a confidential project and where an analysis was made on Digital Influencers and how they could be good allies to the brands.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationTomaz, A.S.R. (2018). To use or not to use digital influencers?: uma análise do recurso a influenciadores digitais em estratégias de relações públicas. Relatório de estágio do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugalpt_PT
dc.identifier.tid202055442pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9401
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_PT
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectWeb 2.0en
dc.subjectInstagramen
dc.subjectYouTubeen
dc.subjectRelações públicas 2.0pt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectDigital influencersen
dc.subjectPublic relations 2.0en
dc.titleTo use or not to use digital influencers?: uma análise do recurso a influenciadores digitais em estratégias de relações públicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleTo use or not to use digital influencers?: uma análise do recurso a influenciadores digitais em estratégias de relações públicaspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório-de-Estágio_Soraia-Tomaz_-9826.pdf
Size:
889.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: