Repository logo
 
Publication

Dificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico: a disortografia e a visão

dc.contributor.authorMartins, Sara
dc.contributor.authorPoças, Ilda Maria
dc.contributor.authorBesidovska, Anzhelika
dc.contributor.authorSilva, Carina
dc.contributor.authorRocha, Marlene
dc.contributor.authorValimamade, Nilsa
dc.contributor.authorCardoso, Adriana
dc.contributor.authorDantas, Lucimar
dc.contributor.authorMourato, Patrícia
dc.date.accessioned2023-01-30T10:08:46Z
dc.date.available2023-01-30T10:08:46Z
dc.date.issued2022-05
dc.descriptionProjeto em desenvolvimento em parceria com a Escola Superior de Educação e a Universidade Lusófona de Lisboa, no âmbito da 6ª edição dos projetos IDI&CA, do Instituto Politécnico de Lisboa.pt_PT
dc.descriptionProjeto IPL/2021/Escri-Ver_ESTeSLpt_PT
dc.description.abstractA visão é um importante meio de desenvolvimento a nível físico, comportamental e cognitivo logo desde o nascimento. Em idade escolar, a função visual tem uma grande relevância no processo de aprendizagem das crianças, sobretudo na aprendizagem da leitura e da escrita. Vários estudos indicam que crianças com deficiências visuais podem apresentar maior dificuldade de desenvolvimento no processo de aprendizagem mas poucos estudos relacionam a dificuldade da escrita com anomalias da visão. Sabendo que a visão é uma importante fonte de informação e de aprendizagem, sendo que 80% do conhecimento é captado pelos olhos e sabendo que a sintomatologia provocada por distúrbios da função visual pode influenciar negativamente a performance escolar, colocam-se as seguintes questões: 1) Será que anomalias da função visual contribuem para uma maior dificuldade no desempenho da escrita? 2) Será que a diminuição de uma função visual como a acuidade visual, a convergência, a acomodação, a estereopsia, ou o desequilíbrio oculomotor e os erros refrativos ao causar uma deficiente visão funcional, contribuem para a existência de uma maior disortografia?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins S, Poças IM, Besidovska A, Silva C, Rocha M, Valimamade N, et al. Dificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico: a disortografia e a visão. In: Jornadas Científicas de Ortóptica e Ciências da Visão 2022, ESTeSL (Lisboa), 26-28 de maio de 2022.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15415
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.estesl.ipl.pt/agenda/jornadas-cientificas-de-ortoptica-e-ciencias-da-visao-2022pt_PT
dc.subjectOrtópticapt_PT
dc.subjectMeio escolarpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectDisortografiapt_PT
dc.subjectIPL/2021/Escri-Ver_ESTeSLpt_PT
dc.titleDificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico: a disortografia e a visãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
person.familyNamePoças
person.familyNameSilva
person.givenNameIlda Maria
person.givenNameCarina
person.identifier.ciencia-id1E1A-86A4-BC50
person.identifier.ciencia-id2411-5936-0820
person.identifier.orcid0000-0002-1695-3231
person.identifier.orcid0000-0003-1021-7935
person.identifier.scopus-author-id55258764900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationced35a9f-848a-49c9-91dc-f60f679f149f
relation.isAuthorOfPublication81a5cd80-1982-43ba-bde5-4c43ae0e5234
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery81a5cd80-1982-43ba-bde5-4c43ae0e5234

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dificuldades de escrita e visão funcional em crianças do ensino básico_a disortografia e a visão.pdf
Size:
3.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: