Repository logo
 
Publication

Técnica de Pizzicato de três dedos: estudo do caso de Niels-Henning Ørsted Pedersen (1946–2005)

dc.contributor.advisorPinheiro, Ricardo
dc.contributor.advisorCascais, Nelson
dc.contributor.authorMourão, Tiago André Veleirinho
dc.date.accessioned2019-02-15T16:25:01Z
dc.date.available2019-02-15T16:25:01Z
dc.date.issued2018-06
dc.descriptionRelatório de Projeto - Mestrado em Músicapt_PT
dc.description.abstractEste projeto tem como principal objetivo caracterizar a técnica de pizzicato de três dedos, utilizada pelo contrabaixista Niels Henning Orsted Pedersen. Embora haja material para estudo da técnica, existe pouca investigação no que toca às vantagens da sua utilização em relação à técnica de pizzicato tradicional. Este estudo terá como metodologia a análise dos métodos existentes para aprendizagem da técnica de pizzicato e três dedos, a realização de um questionário a Jimmi Roger Pedersen (aluno de NHOP e autor do método Scandinavian Double Bass Technique – Right Hand I), e o registo de excertos musicais para analisar comparativamente a técnica tradicional e a técnica de pizzicato de três dedos. No final deste relatório debatem-se os resultados obtidos e formulam-se as conclusões sobre a utilização da técnica de pizzicato de três dedos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract - The main purpose of this paper is to characterize the three finger pizzicato technique, developed by the double bass player Niels Henning Orsted Pedersen. Although there are available methods for the practice of the technique, there is a lack of research on what advantages the double bass player can get through the use of this technique when compared with the use of the traditional one. The methodology of this paper is based on: the analysis of the existing methods for learning the three finger pizzicato technique; a questionnaire sent to Jimmi Roger Pedersen (NHOP student and author of Scandinavian Double Bass Technique –Right Hand 1), and the recording of musical samples to analyze comparatively the traditional technique and the three finger technique. At the end of this report the final results of the research are discussed so that eventual conclusions about the use of the three finger pizzicato technique can be drawn.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202169979
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9510
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica de mão direitapt_PT
dc.subjectTrês dedospt_PT
dc.subjectPizzicatopt_PT
dc.subjectContrabaixopt_PT
dc.subjectBaixo elétricopt_PT
dc.subjectJazzpt_PT
dc.subjectNHOPpt_PT
dc.subjectRight hand techniquept_PT
dc.subjectThree fingerpt_PT
dc.subjectDouble basspt_PT
dc.subjectEletric basspt_PT
dc.titleTécnica de Pizzicato de três dedos: estudo do caso de Niels-Henning Ørsted Pedersen (1946–2005)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleTécnica de Pizzicato de três dedos: estudo do caso de Niels-Henning Ørsted Pedersen (1946–2005)pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Projecto Artístico Tiago Mourão_.pdf
Size:
8.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: