Repository logo
 
Publication

Improvisação e criatividade na prática do instrumento fagote

dc.contributor.advisorCorreia, Luís Tomé
dc.contributor.authorParaíso, Tiago Filipe Santos
dc.date.accessioned2018-02-07T12:45:24Z
dc.date.available2018-02-07T12:45:24Z
dc.date.issued2017-06
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Este documento incide sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório Regional de Palmela no ano letivo 2016/2017, abrangendo três alunos dos diferentes graus de ensino. Este estágio tem como principal objetivo proporcionar a aprendizagem e a preparação especificamente direcionados para o exercício do ensino do Fagote, bem como facilitar a inserção profissional no mercado de trabalho. Neste relatório, para além da caracterização do estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, foram também caracterizados os diferentes alunos assim como o seu desempenho ao longo do ano letivo, salientando as estratégias usadas para que os objetivos propostos fossem alcançados. Este trabalho consistiu na avaliação do meu desempenho enquanto docente de fagote e permitindo uma reflexão e autocrítica com o objetivo de melhorar todos os aspetos da minha atividade docente.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - Este Projeto de Investigação centra-se no desenvolvimento de capacidades que combatam a inibição e falta de experiência que os alunos de instrumento têm em improvisar e exprimir a sua criatividade. Esta inibição é prejudicial para o desenvolvimento criativo dos alunos, que têm sempre o objetivo de ter uma boa nota e não de evoluírem a sua capacidade criativa. Esta secção encontra-se dividida em duas partes: a primeira parte constituída pela revisão da literatura e a segunda pela descrição da Oficina de Improvisação Livre realizada com cinco alunos de fagote. A revisão da literatura incidirá sobre a criatividade e improvisação livre no ensino. A Oficina de Improvisação Livre teve como objetivo avaliar o efeito de alguns jogos de improvisação no desenvolvimento da criatividade e pensamento criativo nos alunos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - The Internship Report was elaborate in the contexto of the Curricular Unit of the Internship of Specialized Education, Master in Music Education by the School of Music of Lisbon. This document focuses on pedagogical pratice developed at the Regional Conservatory of Palmela during the academic year 2016/2017, including three students of different educational levels. This stage aims to provide learning and preparation specifically directed to the bassoon teaching and facilitating the professional integration in the job market. In this report, besides the characterization of the educational institution where the internship took place, the different students were also characterized as well as their performance throughout the academic year, highlighting the strategies used to achieve the proposed objectives. This work consisted in the evaluation of my performance as a bassoon teacher and allowing for reflection and self-criticism in order to improve all aspects of my teaching activity.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research Project) - This Research Project focuses on developing skills that combat the inhibition and lack of experience that the instrument students have in improvising and expressing their creativity. This inhibition is detrimental to the creative development of students, who always aim to have a good grade and not to evolve their creative ability. This section is divided into two parts: the first part consists of the review of the literature and the second part by description of the Free Improvisation Workshop held with five bassoon students. The literature review will focus on creativity and free improvisation in teaching. The Free Improvisation Workshop aimed to evaluate the effect of some improvisation games on the development of creativity and creative thinking in students.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201848651
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8036
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectCriatividade no ensinopt_PT
dc.subjectImprovisação no ensinopt_PT
dc.subjectJogos de improvisaçãopt_PT
dc.subjectCriativity in teachingpt_PT
dc.subjectFree improvisation in teachingpt_PT
dc.subjectImprovisation gamespt_PT
dc.titleImprovisação e criatividade na prática do instrumento fagotept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleImprovisação e criatividade na prática do instrumento o fagotept_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE2 Tiago Paraíso.pdf
Size:
7.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: