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A interação adulto criança e a promoção da competência de escolha e de resolução de problemas com crianças de 4 e 5 anos

dc.contributor.authorPaiva, Mariana
dc.contributor.authorLino, Dalila
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Maria
dc.date.accessioned2019-04-22T10:34:31Z
dc.date.available2019-04-22T10:34:31Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA criança é por natureza questionadora, inquieta e age segundo os seus interesses e pensamentos. Através das escolhas, as crianças iniciam atividades por que se interessam e aprendem sobre o mundo, sobre si e os outros, começando a resolver problemas de forma autónoma. Desta forma, é importante adotar uma pedagogia que dê oportunidade à criança de desenvolver a sua competência de escolha e a resolução autónoma de problemas. Assim, o principal objetivo do estudo apresentado é analisar o estilo de interação do educador e compreender a influência dessas interações nas competências de escolha e de resolução de problemas por parte das crianças. O estudo é de natureza qualitativa e a metodologia usada é a investigação-ação. Os dados foram recolhidos através da observação participante e naturalista, que permitiu registar observações relativamente às competências de escolha e resolução de problemas por parte das crianças. Foi ainda aplicado o instrumento de Avaliação da Qualidade do Programa no Pré-Escolar HighScope (PQA), com o objetivo de avaliar e caracterizar as interações existentes entre o educador e a criança. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo categorial. A investigação desenvolveu-se numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Os resultados evidenciam a existência de uma relação entre a qualidade das interações adultocriança e a competência de escolha e a resolução de problemas por parte das crianças. A análise dos dados sustenta-se nas teorias e as abordagens pedagógicas defendidas por Vygotsky, Malaguzzi e Dewey.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The child is by nature questioning, restless and acts according to his interests and thoughts. Through choices children start activities of their interest and learn about the world, about themselves and others, starting to solve problems autonomously. In this way, it is important to adopt a pedagogy that gives the child the opportunity to develop his / her competence of choice and the autonomous resolution of problems. Thus, the main objective of this study is to analyze the interaction style of the preschool teacher and to identify the influence of these interactions on children's choice and problem-solving skills. The nature of the study is qualitative, and the methodology used is action research. The data were collected through participant and naturalistic observation, which allowed to record observations regarding children's choice and problem-solving skills. The HighScope Pre-School Program Quality Assessment (PQA) was also applied with the objective of evaluating and characterizing the interactions between the preschool teacher and the child. The collected data was analyzed through categorial content analysis. The research was carried out in a preschool classroom with a group of 22 children aged 4 to 5 years. The results show the existence of a relationship between the quality of adultchild interactions and the competence of choice and problem solving by the children. The analysis of the data is based on the theories and pedagogical approaches defended by Vygotsky, Malaguzzi and Dewey.pt_PT
dc.description.abstractPar nature, l'enfant questionne et agit en fonction de ses intérêts et de ses pensées. Ses choix lui permettent de s’initier à des activités qui l'intéressent, de faire des apprentissages sur le monde qui l'entoure, les autres et lui même. Il apprend également à travers ces choix à résoudre des problèmes de façon autonome. Il est donc important d'adopter une pédagogie qui donne l'occasion aux enfants de développer leurs compétences de choix et de résolution de problemes de façon autonome. Ainsi, le principal objectif de cette estude c'est l'analyse du type d'interaction entre l'éducateur et l'enfant et de son influence sur l'acquisition de ces compétences par l'enfant. Cette étude est une étude qualtativeet la méthodologie utilisée est l'investigation-action. les données ont été recueilliesà travers l'observation d'enfants qui ont pris part naturellement aux activités proposées. Cela a permis d'enregistrer leurs compétences de choix et de résolution de problèmes. On a utilisé lees outils d'évaluation de qualité du Programma pré-scolaire Highscope (PQA) afin d'évaluer et caractériser les différents types d'interactions exixtants entre l'éducateur et l'enfant. L'etude s'est réalisée dans une salle de maternelle avec un groupe de 22 enfants d'âges compris entre 4 et 5 ans. Les résultats prouvent que la qualité des intéractions entre l'adulte et l'enfant et les compétences acquises sont fortement liées. L'analyse des données est soutenue par les théorie et l'abordage pédagogiques défendus par Vygotsky, Malaguzzi et Dewey.pt_PT
dc.description.abstractResumen El niño es por naturaleza indagador, inquieto y actúa según sus intereses y pensamientos. A través de la toma de decisiones, los niños emprenden actividades por las que se interesan y aprenden sobre el mundo, sobre sí mismo y sobre los demás, solucionando así problemas de manera autónoma. De esta manera, es importante adoptar una pedagogía que permita al niño desarrollar sus competencias de toma de decisiones y de resolución autónoma de problemas. Así, el principal objetivo del presente estudio es analizar el estilo de interacción entre el educador y el niño y examinar la influencia de esa interacción en las competencias de toma de decisiones y de resolución de problemas por parte del niño. El estudio es de naturaleza cualitativa y la metodología utilizada es la investigación-acción. Los datos sobre las competencias de elección y resolución de problemas por parte de los niños han sido recogidos por el método de observación participante y naturalista. Además, ha sido aplicada la herramienta Avaliação da Qualidade do Programa no Pré-Escolar HighScope (PQA)” con el objetivo de evaluar y caracterizar las interacciones existentes entre el educador y el niño. Los datos recogidos han sido analizados a través de un análisis de contenido categorial. La investigación se desarrolló en una clase con 22 niños con edades entre los 4 y los 5 años. Los resultados evidencian la existencia de una relación entre la calidad de las interacciones adulto-niño y la competencia de toma de decisiones y de resolución de problemas por parte de los niños. El análisis de los datos se basa en las teorías y enfoques pedagógicos de Vygotsky, Malaguzzi e Dewey.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPaiva, M., Lino, D., Almeida, A. (2019) A Interação Adulto-Criança e a Promoção da Competência de Escolha e de Resolução de Problemas com Crianças de 4 e 5 Anos, 9(1), 19 - 35. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.176pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i1.176pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9875
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/176pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInteração adulto-criançapt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEscolhapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectPedagogia da infânciapt_PT
dc.subjectAdult-child interactionpt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectChoicept_PT
dc.subjectProblem solvingpt_PT
dc.subjectChildhood pedagogypt_PT
dc.subjectInteraction adulte enfantpt_PT
dc.subjectÉducation d'enfancept_PT
dc.subjectChoixpt_PT
dc.subjectRésolution de problèmpt_PT
dc.subjectPédagogiept_PT
dc.subjectInteracción adulto-niñopt_PT
dc.subjectEducadora infantilpt_PT
dc.subjectToma de decisionespt_PT
dc.subjectResolución de problemaspt_PT
dc.subjectPedagogía de la infanciapt_PT
dc.titleA interação adulto criança e a promoção da competência de escolha e de resolução de problemas com crianças de 4 e 5 anospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage19pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNameLino
person.givenNameDalila
person.identifier.ciencia-idE514-D8FA-57C2
person.identifier.orcid0000-0001-7655-6679
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication24bb1f14-446c-4a3a-a932-60b2e0ca030c
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