Repository logo
 
Publication

Nove estudos do cânone pedagógico para o ensino do clarinete sobre a mudança de registo, cromatismo e staccato

dc.contributor.advisorJerónimo, Manuel
dc.contributor.advisorMartins, Rui
dc.contributor.authorAntunes, Patrícia Filipa dos Santos
dc.date.accessioned2018-07-31T15:57:10Z
dc.date.available2018-07-31T15:57:10Z
dc.date.issued2017-01
dc.descriptionMestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular - Estágio do ensino especializado, integrante do programa curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino da Música, lecionado na Escola Superior de Música de Lisboa. O relatório de estágio divide-se em duas secções: Secção I - Prática Pedagógica e Secção II - Investigação. O estágio foi realizado durante o ano letivo de 2015/2016 na Escola de Música do Conservatório Nacional na classe de clarinete do Professor Rui Martins, com a supervisão do Professor Doutor Manuel Jerónimo. O estágio do ensino especializado compreendeu a observação e registo de práticas pedagógicas a dois alunos de iniciação II e III e a um aluno do 8º grau no regime supletivo. A parte inicial deste relatório de estágio descreve e caracteriza a instituição pedagógica onde foi realizado o estágio. É feita uma pequena abordagem histórica da instituição, bem como do seu projeto educativo, da comunidade escolar e da classe de clarinete. Será apresentada também uma caracterização dos alunos. Posteriormente, são descritas algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos, em contexto de estágio. Para tal, foram utilizados como instrumentos, não só a minha experiência ativa como estagiária, mas também todas as gravações, planos de aulas e planificações anuais, realizadas ao longo do estágio. Por fim, é realizada uma reflexão crítica do meu desempenho como docente de clarinete no âmbito do estágio e uma conclusão de toda a secção da prática pedagógica. O desafio que o estágio colocou permitiu-me refletir e melhorar a minha prática educativa.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - O presente trabalho de investigação aborda o tema “Nove Estudos do Cânone Pedagógico para o Ensino do Clarinete sobre a Mudança de Registo, Cromatismo e Staccato”. Enquadrase na problemática do ensino vocacional da música abordando nove estudos escritos até ao início do séc. XX por quatro autores de referência: Jean Xavier Lefèvre, Carl Baermann, Cyrille Rose e Ernesto Cavallini. Esta investigação surge da perspetiva que se deveria promover determinadas obras, estudos e tratados para clarinete sobretudo aqueles do séc. XIX que serviram a formação de diversos instrumentistas e cuja utilidade pedagógica retêm validade. Para o desenvolvimento do presente projeto de investigação procedeu-se a uma revisão de noções, conceitos e referências consideradas mais adequadas ao desenvolvimento da temática abordada, bem como à recolha e leitura de bibliografia alusiva à aprendizagem do clarinete, diagnóstico da problemática e biografia dos autores dos métodos escolhidos nesta investigação. Esta secção do relatório de estágio contribuiu para o desenvolvimento de novos conhecimentos sobre a docência, permitindo melhorar a minha prestação enquanto professora de clarinete.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - This Internship Report falls within the scope of the Specialized Teaching Internship Course, curricular unit of the second year of the Master's Degree in Music Teaching, taught at the Escola Superior de Música de Lisboa. This Internship Report is divided into two major sections: Section I - Pedagogical Practice; Section II - Research. The internship was held in Escola de Música do Conservatório Nacional, namely in the the class of clarinet of Prof. Rui Martins, under the supervision of Prof. Dr. Manuel Jerónimo, during 2015/2016. The specialized teaching stage included the observation and analysis of pedagogical practices for two young students, of the classes Initiation II and Initiation III, and one advanced student, of the 8th grade class of the supplementary course. The initial part of this Internship Report draws a brief historical approach and an exposition of the educational guidelines of the above mentioned Escola de Música do Conservatório Nacional. Firstly, a characterization of the three students will be presented, in order to ascertain their musical capabilities and weaknesses. Subsequently, the chosen pedagogical practices aimed for their improvement are described. For this purpose, not only the active experience of the trainee, but also all the recordings, lesson plans and annual planning were carried out in the context of the specialized teaching stage. Finally, i present a brief conclusion on the pedagogical practice held, as well as a critical evolution on the requirements as a clarinet teacher to which i’ve been currently subjected during the Internship.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - This research addresses the topic ‘Nove Estudos do Cânone Pedagógico para o Ensino do Clarinete sobre a Mudança de Registo, Cromatismo e Staccato’. The analysed topic in this research settles in the field of specialized music teaching approaching nine etudes written by four referenced authors until the beginning of the XX century (Jean Xavier Lefèvre, Carl Baermann, Cyrille Rose e Ernesto Cavallini). This essay arises from the perspective that one should uphold and encourage certain pieces, etudes and treatises for clarinet, especially those of the XIX century which were exquisite educating musicians and are still of great value. During the course of this research project a survey was done, an analysis of concepts, references considered the most applicable to the development of approached the subject, as well as a collection and acknowledgement of the bibliography related to the learning of the clarinet, examination of the possible problematic matters, biography of the authors of the etudes books chosen for this research. This section of the report contributed to get acquainted with new insights about teaching, allowing the master student to improve her conduct as a teacher. Keywordspt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201955903
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8739
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectEnsino do clarinetept_PT
dc.subjectStaccatopt_PT
dc.subjectCromatismopt_PT
dc.subjectMudança de registopt_PT
dc.subjectClarinet teachingpt_PT
dc.subjectChromaticpt_PT
dc.subjectRegister change of clarinetpt_PT
dc.titleNove estudos do cânone pedagógico para o ensino do clarinete sobre a mudança de registo, cromatismo e staccatopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleNove estudos do cânone pedagógico para o ensino do clarinete sobre a mudança de registo, cromatismo e staccatopt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
21.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: