Publication
Aprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar
dc.contributor.author | Caseiro, Ana | |
dc.contributor.author | Estrela, Antónia | |
dc.contributor.author | Silva, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T10:25:53Z | |
dc.date.available | 2023-02-01T10:25:53Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a utilização pedagógica de sensores e robôs tem-se intensificado e diversificado, quer nas escolas e nos documentos curriculares, quer nos espaços familiares das crianças, permitindo- -lhes explorar novas dimensões do ambiente, de forma corporizada. Os sensores estão hoje quase omnipresentes nos espaços em que vivemos, estudamos e trabalhamos, tendo vindo a ser usados, de forma didática, para desenvolver a exploração de fatores ambientais e a intervenção em saúde ambiental. Por seu lado, também a robótica proporciona a aprendizagem de conceitos e procedimentos através da experiência prática e da resolução de desafios, a partir dos quais poderá ser possível trabalhar de forma interdisciplinar e transversal. Neste capítulo, apresentam-se resultados de experiências desenvolvidas com crianças em idade pré-escolar, de 1.º e 2.º ciclo, assim como com futuros/as educadores/as e professores/as dos primeiros anos. No contexto do Projeto Eco-Sensors4Health, evidenciam-se as potencialidades do uso didático de sensores em saúde ambiental nas escolas (desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico à Formação para a Docência). O desenvolvimento da ação dos/as estudantes na resolução de problemas de saúde ambiental da sua escola é a principal potencialidade evidenciada. No que concerne ao uso de robôs, salientam-se as potencialidades e dificuldades inerentes à sua utilização didática com crianças desde idade pré-escolar. Para além do desenvolvimento de aprendizagens de conceitos específicos de cada uma das áreas que podem ser envolvidas, o trabalho com robôs permite, sobretudo, o desenvolvimento de capacidades transversais essenciais ao ser humano, tais como o raciocínio, a comunicação, a capacidade de resolução de problemas, o pensamento computacional. Para além disso, amplifica a coordenação motora e o trabalho em equipa. A robótica educacional incentiva o/a aluno/a a analisar situações, experimentar, pesquisar, testar e equacionar problemas, assumindo este um papel ativo na sua própria aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caseiro, A., Estrela, A., Silva, M. J. (2022). Aprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 27-59). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.158 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.158 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-18-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15450 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem móvel | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem corporizada | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem interdisciplinar | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Sensores | pt_PT |
dc.subject | Educação básica | pt_PT |
dc.subject | Robôs | pt_PT |
dc.title | Aprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 59 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 27 | pt_PT |
oaire.citation.title | Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
person.familyName | Caseiro | |
person.familyName | Pimentel Estrela | |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Antónia | |
person.givenName | Maria João | |
person.identifier.ciencia-id | F219-2C29-FD33 | |
person.identifier.ciencia-id | 5D1E-8C69-29D5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4352-7614 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5170-4468 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1017-8315 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35146650100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0 | |
relation.isAuthorOfPublication | b835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67 | |
relation.isAuthorOfPublication | a26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 27_Aprendizagem móvele corporizadaE-book_vfinal_jan2vf.pdf
- Size:
- 878.56 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: