Repository logo
 
Publication

Aprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar

dc.contributor.authorCaseiro, Ana
dc.contributor.authorEstrela, Antónia
dc.contributor.authorSilva, Maria João
dc.date.accessioned2023-02-01T10:25:53Z
dc.date.available2023-02-01T10:25:53Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNas últimas décadas, a utilização pedagógica de sensores e robôs tem-se intensificado e diversificado, quer nas escolas e nos documentos curriculares, quer nos espaços familiares das crianças, permitindo- -lhes explorar novas dimensões do ambiente, de forma corporizada. Os sensores estão hoje quase omnipresentes nos espaços em que vivemos, estudamos e trabalhamos, tendo vindo a ser usados, de forma didática, para desenvolver a exploração de fatores ambientais e a intervenção em saúde ambiental. Por seu lado, também a robótica proporciona a aprendizagem de conceitos e procedimentos através da experiência prática e da resolução de desafios, a partir dos quais poderá ser possível trabalhar de forma interdisciplinar e transversal. Neste capítulo, apresentam-se resultados de experiências desenvolvidas com crianças em idade pré-escolar, de 1.º e 2.º ciclo, assim como com futuros/as educadores/as e professores/as dos primeiros anos. No contexto do Projeto Eco-Sensors4Health, evidenciam-se as potencialidades do uso didático de sensores em saúde ambiental nas escolas (desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico à Formação para a Docência). O desenvolvimento da ação dos/as estudantes na resolução de problemas de saúde ambiental da sua escola é a principal potencialidade evidenciada. No que concerne ao uso de robôs, salientam-se as potencialidades e dificuldades inerentes à sua utilização didática com crianças desde idade pré-escolar. Para além do desenvolvimento de aprendizagens de conceitos específicos de cada uma das áreas que podem ser envolvidas, o trabalho com robôs permite, sobretudo, o desenvolvimento de capacidades transversais essenciais ao ser humano, tais como o raciocínio, a comunicação, a capacidade de resolução de problemas, o pensamento computacional. Para além disso, amplifica a coordenação motora e o trabalho em equipa. A robótica educacional incentiva o/a aluno/a a analisar situações, experimentar, pesquisar, testar e equacionar problemas, assumindo este um papel ativo na sua própria aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCaseiro, A., Estrela, A., Silva, M. J. (2022). Aprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 27-59). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.158pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.158pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-18-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15450
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem móvelpt_PT
dc.subjectAprendizagem corporizadapt_PT
dc.subjectAprendizagem interdisciplinarpt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectSensorespt_PT
dc.subjectEducação básicapt_PT
dc.subjectRobôspt_PT
dc.titleAprendizagem móvel e corporizada: sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinarpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage59pt_PT
oaire.citation.startPage27pt_PT
oaire.citation.titlePráticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
person.familyNameCaseiro
person.familyNamePimentel Estrela
person.familyNameSilva
person.givenNameAna
person.givenNameAntónia
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idF219-2C29-FD33
person.identifier.ciencia-id5D1E-8C69-29D5
person.identifier.orcid0000-0003-4352-7614
person.identifier.orcid0000-0002-5170-4468
person.identifier.orcid0000-0003-1017-8315
person.identifier.scopus-author-id35146650100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0
relation.isAuthorOfPublicationb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67
relation.isAuthorOfPublicationa26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27_Aprendizagem móvele corporizadaE-book_vfinal_jan2vf.pdf
Size:
878.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: