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Advisor(s)
Abstract(s)
A integração de crianças e jovens com deficiência após o seu período escolar
emerge como uma necessidade social face os direitos atribuídos a esse grupo social.
O presente trabalho de investigação procurou compreender o processo de integração da criança e jovem com deficiência a partir do contexto escolar, analisando o processo de transição para a vida pós-escolar de seis crianças e jovens que frequentam uma escola no concelho da Lourinhã. Procuramos ainda, ouvir os encarregados de educação, professores e técnicos que trabalham com estas crianças, no sentido de analisar
os seus discursos sobre estes processos de transição.
Do ponto de vista teórico e metodológico considerou-se, ao longo do trabalho, o
aluno deficiente como ator social, da mesma forma que procuramos no decorrer das nossas observações, recolhas de dados e das análises feitas ressaltar a “voz” ativa dos
mesmos. Dos resultados apurados no nosso campo empírico de estudo, consegue-se
identificar as expetativas e preocupações em torno da transição pós-escolar, nomeadamente as questões de integração laboral.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Criança Inclusão social Projetos de vida. Children Disabilities Social inclusion Life project