Publication
Learning by doing e curva de aprendizagem: uma aplicação na esfera da Microeconomia
dc.contributor.author | Oliveira, Luís Manuel Botelho | |
dc.date.accessioned | 2015-01-29T19:36:39Z | |
dc.date.available | 2015-01-29T19:36:39Z | |
dc.date.issued | 2013-10 | |
dc.description | Trabalho apresentado no âmbito dos artigos 11º e 14º do Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCAL | por |
dc.description.abstract | Este trabalho constitui a segunda parte do projecto de investigação a que o autor se comprometeu aquando da apresentação, em Outubro de 2011, do seu Projecto Académico Individual, ao abrigo dos Artigos 11º e 14º do Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCAL). O primeiro objectivo deste trabalho é o de demonstrar a existência de uma forte correlação entre a repetição de tarefas muito semelhantes e a capacidade de aprendizagem. Mais concretamente, pretende-se mostrar que o modo de aprendizagem designado por learning by doing (LBD) ou «aprender fazendo» pode ser, desde que se cumpram certas condições, um factor determinante na melhoria da aprendizagem dos alunos. O segundo objectivo é o de estimar a taxa de aprendizagem a partir dos resultados obtidos. O projecto foi desenvolvido em três turmas de Microeconomia (TCCD21, TCCD22 e TCCD24), do Curso de Contabilidade e Administração, no ISCAL, entre Fevereiro e Maio de 2013. Na Introdução referem-se os aspectos essenciais que determinaram a escolha desta temática, nomeadamente, os relacionados com a taxonomia de Bloom. No Capítulo 1 refere-se a metodologia utilizada: escolha da amostra, número e tipo de tarefas submetidas aos estudantes e modo de as classificar. No Capítulo 2 apresentam-se os resultados elaborados e tratados a partir das tarefas efectuadas pelos estudantes e a estimação da curva e dos rácios de aprendizagem. No Capítulo 3 tenta-se uma análise transversal simplificada, comparando-se os resultados obtidos numa pergunta do 1º Teste (Temática 1) pelos 19 alunos com os restantes (aqueles que não participaram ou desistiram do projecto). Finalmente, faz-se o resumo e retiram-se as conclusões. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4216 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Learning by doing | por |
dc.subject | Curva de aprendizagem | por |
dc.subject | Aplicação na esfera da Microeconomia | por |
dc.title | Learning by doing e curva de aprendizagem: uma aplicação na esfera da Microeconomia | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- CURVA DE APRENDIZAGEM_Uma aplicacao na esfera da Microeconomia.pdf
- Size:
- 492.17 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: