Repository logo
 
Publication

Um consumo sem desperdício em Portugal: caraterísticas e motivações

dc.contributor.authorMota, M.
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.date.accessioned2022-05-03T09:21:32Z
dc.date.available2022-05-03T09:21:32Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractVivemos numa época de mudanças planetárias, rápidas e sem precedentes. Numa época em que as nossas sociedades, de consumo desenfreado e em constante crescimento, estão a conduzir-nos para um esgotamento dos recursos do planeta, torna-se imperativo alterar hábitos de consumo e repensar algumas questões relativas aos produtos que consumimos, bem como à finalidade e durabilidade dos mesmos. Insatisfeitos com a situação atual, cada vez mais indivíduos têm alterado os seus hábitos de consumo e estilo de vida, ainda que este possa não ser o que maior impacto negativo tem na vida do planeta. Procurando opor-se à tendência consumista do século XXI, muitos começam a moderar as suas compras, optando por levar uma vida mais simples, com maior qualidade, e mais amiga do ambiente, e preocupando-se com os efeitos que as suas escolhas têm no mundo que os rodeia. Esta crescente consciencialização social e ecológica dos consumidores tem evoluído do seu estado inicial de nicho para ganhar cada vez mais seguidores (Oral & Thurner, 2019; Black & Cherrier, 2010; Lee & Ahn, 2016). Neste contexto, e na sequência da crescente importância do conceito de economia circular e de uma filosofia Zero Waste, surge um movimento e um novo tipo de consumo e de estilo de vida, mais sustentável e responsável, no qual se considera que menos é mais, designado por “Zero Waste”. Este capítulo tem como objetivos: - Identificar as particularidades que caracterizam um estilo de vida e um consumo sem desperdícios, em Portugal. - Identificar as principais motivações por trás deste tipo de consumo, em Portugal. - Traçar o perfil sociodemográfico dos consumidores portugueses que reconhecem praticar um consumo sem desperdícios.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMota, M. & Miranda, S. (2022). Um consumo sem desperdício em Portugal: Caraterísticas e motivações. In Cagica, C. et al., (Coord). Temas emergentes em ciências empresariais (vol 2, pp. 77-86). Sílabo.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-561-228-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14613
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSílabopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectConsumo sustentávelpt_PT
dc.subjectConsumo sem desperdiciopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleUm consumo sem desperdício em Portugal: caraterísticas e motivaçõespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage86pt_PT
oaire.citation.startPage77pt_PT
oaire.citation.titleTemas emergentes em ciências empresariais (vol. 2)pt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
capa - temas emergentes em ciencias empresariais.jpg
Size:
165.88 KB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)