Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Semeando sustentabilidade através da educação artística: um olhar do 1º Ciclo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente projeto de investigação, intitulado "Semeando Sustentabilidade através da Educação Artística: Um Olhar do 1º Ciclo", explorou a integração da sustentabilidade no ensino das artes visuais para alunos do 1º ciclo, com idades entre 7 e 10 anos, utilizando a metodologia Arts-Based Research (ABR) ou Pesquisa Baseada em Artes. Esta abordagem, permitiu que os processos artísticos fossem utilizados como ferramentas de investigação, promovendo uma compreensão prática e sensível da sustentabilidade. Foram realizadas 15 sessões estruturadas, com foco no uso de materiais recicláveis, como cartão, vidro e plástico, para estimular a criatividade e a consciência ambiental dos alunos. Inspirados por artistas como Alli Golzad, André Cardoso, Monami Ohno, Vik Muniz, Tony Cragg e Xico Gaivota, entre outros, os alunos transformaram resíduos em peças criativas e expressivas, explorando conceitos das artes visuais e refletindo sobre o impacto ambiental. Combinando arte e sustentabilidade, as sessões permitiram que os alunos transformassem materiais descartados em peças criativas e expressivas, explorando as possibilidades artísticas destes materiais e refletindo sobre o impacto ambiental de forma original. O culminar deste projeto deu-se com uma exposição aberta à comunidade educativa, que ofereceu uma nova perspetiva sobre a "arte sustentável". Além disso, os alunos criaram e apresentaram uma música rap que expressou as suas reflexões sobre a sustentabilidade, envolvendo ativamente a comunidade escolar e celebrando o processo como uma ferramenta de sensibilização e prática sustentável através da educação artística.
The present research project, titled "Sowing Sustainability through Artistic Education: A First Cycle Perspective", explored the integration of sustainability into visual arts education for first-cycle students aged 7 to 10, using the Arts-Based Research (ABR) methodology. This approach allowed artistic processes to be used as tools for investigation, promoting a practical and sensitive understanding of sustainability. Fifteen structured sessions were conducted, focusing on the use of recyclable materials such as cardboard, glass, and plastic to stimulate students' creativity and environmental awareness. Inspired by artists such as Alli Golzad, André Cardoso, Monami Ohno, Vik Muniz, Tony Cragg, and Xico Gaivota, among others, students transformed waste into creative and expressive pieces, exploring visual arts concepts and reflecting on environmental impact. By combining art and sustainability, the sessions enabled students to transform discarded materials into unique and creative works, exploring the artistic possibilities of these materials while reflecting on environmental impact in original ways. The project culminated in an exhibition open to the educational community, offering a new perspective on "sustainable art." Additionally, students created and performed a rap song expressing their reflections on sustainability, actively engaging the school community and celebrating the process as a tool for awareness and sustainable practice through artistic education.

Description

Projeto de Investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística

Keywords

Sustentabilidade Educação Artística Artes Visuais 1º ciclo Arts- Based Research (ABR) Consciência Ambiental Exposição Sustainability Artistic education Visual arts First cycle Arts-based research Environmental awareness Exhibition Rap

Citation

Caetano, E. J. V. (2024). A Educação Artística e as representações sociais nos filmes de animação: análise a partir de um programa televisivo de Vasco Granja (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21365

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa