Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto dos sistemas de recompensas na satisfação no trabalho: estudo de caso numa empresa de consultoria

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente dissertação pretende dar o seu contributo para a investigação sobre os sistemas de recompensas e o seu impacto na satisfação no trabalho dos colaboradores, tendo como estudo de caso uma grande empresa prestadora de serviços de consultoria. O objetivo desta investigação consiste em perceber qual o nível de satisfação dos colaboradores e em que medida o sistema de recompensas implementado na organização tem impacto na satisfação dos trabalhadores. Quanto à metodologia seguida, em primeiro lugar foi feita uma revisão de literatura sobre os temas apresentados, aplicando-os posteriormente ao estudo de caso. De seguida, foi elaborado um questionário tendo por base o instrumento de mensuração da satisfação no trabalho desenvolvido por Spector, Job Satisfaction Survey, tendo como público-alvo os colaboradores da organização em causa. Através da análise das respostas dos inquiridos que deram o seu contributo respondendo ao questionário, podemos concluir quais as recompensas monetárias e não monetárias que mais são valorizadas/desvalorizadas pelos inquiridos. Assim temos que as recompensas mais valorizadas para os colaboradores são o aumento anual do salário, os prémios de desempenho/produtividade/fim de ano e o seguro de saúde individual/familiar (no que diz respeito às recompensas monetárias), a progressão na carreira, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos inquiridos e a flexibilidade no horário (no que diz respeito às recompensas não monetárias). Em relação às recompensas menos valorizadas temos o telemóvel da empresa, as despesas de representação e as viagens (no contexto das recompensas monetárias), os programas de formação, os dias de férias extra e a autonomia e responsabilidade (inseridas nas recompensas não monetárias). Por fim, foram identificadas algumas das limitações do presente estudo, designadamente a forma como se selecionou a amostra, bem como foram apontadas algumas sugestões para futuras investigações como, por exemplo, fazer análises comparativas entre duas organizações para avaliar as semelhanças e diferenças nas escolhas feitas pelos inquiridos sobre a importância das recompensas monetárias e não monetárias.
This dissertation aims to contribute to research into reward systems and their impact on employee job satisfaction, using a large company providing consultancy services as a case study. The aim of this research is to understand the level of employee satisfaction and what extent the reward system implemented in the organisation has an impact on employee satisfaction. As for the methodology followed, firstly a literature review was carried out on the topics presented, which were then applied to the case study. Next, a questionnaire was drawn up based on Spector's Job Satisfaction Survey, which measures job satisfaction, targeting the employees of the organisation in question. By analysing the responses of the respondents who gave their input by answering the questionnaire, we can conclude which monetary and non-monetary rewards are most valued/disvalued by the respondents. In general, the most valued rewards for employees are an annual pay rise, performance/productivity/end-of-year bonuses and individual/family health insurance (as far as monetary rewards are concerned), career progression, a balance between the respondents' personal and professional lives and flexible working hours (as far as non-monetary rewards are concerned). The least valued rewards were the company mobile phone, entertainment expenses and travel (in terms of monetary rewards), training programmes, extra holidays and autonomy and responsibility (in terms of non-monetary rewards). Some of the limitations of this study were also identified, such as the way in which the sample was selected, as well as some suggestions for future research, such as making comparative analyses between two organisations to assess the similarities and differences in the choices made by respondents about the importance of monetary and non-monetary rewards.

Description

Sotomayor, Ana Maria Barbosa

Keywords

Sistema de recompensas Recompensas monetárias Recompensas não monetárias Satisfação no trabalho Reward system Monetary rewards Non-monetary rewards Job satisfaction

Citation

Bernardo, A. M. F. (2023) O impacto dos sistemas de recompensas na satisfação no trabalho - Estudo de caso numa empresa de consultoria (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.21/17295

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License