Repository logo
 
Publication

Representações: janelas para a compreensão do raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anos

dc.contributor.authorDiogo, Inês
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2015-10-29T15:15:42Z
dc.date.available2015-10-29T15:15:42Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste artigo apresenta parte de um estudo que se encontra a decorrer e que visa compreender como se caracteriza o raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anos. O artigo apresenta a interpretação do raciocínio estatístico revelado pelas crianças através da análise das suas representações. Começamos por discutir teoricamente o conceito de raciocínio estatístico, os princípios inerentes a um ambiente de aprendizagem que favoreça o seu desenvolvimento e o papel das representações, especificando depois as características do trabalho em Organização e Tratamento de Dados na educação pré-escolar. O estudo segue uma abordagem de natureza qualitativa sob um paradigma interpretativo e a recolha de dados realizou-se em 2015 através da observação participante e da análise documental. Os resultados preliminares aqui apresentados sugerem que a maioria do grupo de crianças reconhece as diferentes formas de representação dos dados, identifica os seus nomes e sabe explicar as diferentes representações. No âmbito de um pequeno projeto de investigação estatística, as crianças atenderam às suas diferentes fases, mostrando-se capazes de representar e interpretar dados recolhidos por si. Algumas das crianças preocuparam-se em organizar os dados no momento da sua recolha, classificando-os, sendo que uma delas organizou os dados, de modo espontâneo, numa tabela de frequências. As crianças evidenciaram um raciocínio estatístico sobre os dados e sobre a sua representação.pt_PT
dc.identifier.citationDiogo, I., & Rodrigues, M. (2015). Representações: Janelas para a compreensão do raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anos. Investigação em Educação Matemática 2015: Representações Matemáticas, 85-97. ISSN: 2182-0023pt_PT
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5306
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherGD1 – As representações e a aprendizagem matemáticapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRaciocínio estatísticopt_PT
dc.subjectRepresentações estatísticaspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectInvestigação estatísticapt_PT
dc.subjectOrganização de dadospt_PT
dc.subjectTratamento de dadospt_PT
dc.titleRepresentações: janelas para a compreensão do raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage97pt_PT
oaire.citation.startPage85pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Representações.pdf
Size:
253.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections