Publication
Representações: janelas para a compreensão do raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anos
dc.contributor.author | Diogo, Inês | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2015-10-29T15:15:42Z | |
dc.date.available | 2015-10-29T15:15:42Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta parte de um estudo que se encontra a decorrer e que visa compreender como se caracteriza o raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anos. O artigo apresenta a interpretação do raciocínio estatístico revelado pelas crianças através da análise das suas representações. Começamos por discutir teoricamente o conceito de raciocínio estatístico, os princípios inerentes a um ambiente de aprendizagem que favoreça o seu desenvolvimento e o papel das representações, especificando depois as características do trabalho em Organização e Tratamento de Dados na educação pré-escolar. O estudo segue uma abordagem de natureza qualitativa sob um paradigma interpretativo e a recolha de dados realizou-se em 2015 através da observação participante e da análise documental. Os resultados preliminares aqui apresentados sugerem que a maioria do grupo de crianças reconhece as diferentes formas de representação dos dados, identifica os seus nomes e sabe explicar as diferentes representações. No âmbito de um pequeno projeto de investigação estatística, as crianças atenderam às suas diferentes fases, mostrando-se capazes de representar e interpretar dados recolhidos por si. Algumas das crianças preocuparam-se em organizar os dados no momento da sua recolha, classificando-os, sendo que uma delas organizou os dados, de modo espontâneo, numa tabela de frequências. As crianças evidenciaram um raciocínio estatístico sobre os dados e sobre a sua representação. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Diogo, I., & Rodrigues, M. (2015). Representações: Janelas para a compreensão do raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anos. Investigação em Educação Matemática 2015: Representações Matemáticas, 85-97. ISSN: 2182-0023 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/5306 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | GD1 – As representações e a aprendizagem matemática | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Raciocínio estatístico | pt_PT |
dc.subject | Representações estatísticas | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Investigação estatística | pt_PT |
dc.subject | Organização de dados | pt_PT |
dc.subject | Tratamento de dados | pt_PT |
dc.title | Representações: janelas para a compreensão do raciocínio estatístico de crianças de 5 e 6 anos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 97 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 85 | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 |