Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

dc.contributor.advisorSilva, Helena Almeida
dc.contributor.advisorCruz, Cristina Brito da
dc.contributor.authorVieira, Sofia Cruz
dc.date.accessioned2019-05-13T16:55:25Z
dc.date.available2019-05-13T16:55:25Z
dc.date.issued2016-07
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de Estágio do Ensino Especializado foi realizado no ano lectivo 2015/2016, no Conservatório de Música de Cascais. Foram escolhidas três turmas dos seguintes graus: Iniciação Musical 3, 1º e 6º Graus de Formação Musical (FM). Realizaram-se planos anuais, trimestrais e semanais que, sendo um desafio pela necessidade de cumprir prazos e fazer planificações a priori, contribuíram para melhorar a organização e a qualidade das aulas dadas. Os alunos das turmas onde foram realizadas as práticas pedagógicas apresentaram altos níveis de motivação, apesar dos casos de falta de pontualidade e de assiduidade registados na Turma A, que por vezes prejudicaram o processo de aprendizagem. Nas práticas educativas desenvolvidas realizou-se muito trabalho sensorial e o repertório foi escolhido de acordo com as faixas etárias. Durante todo o ano lectivo os alunos demonstraram interesse pelas obras trabalhadas, mantendo os seus altos níveis de motivação. Foi realizada uma audição de FM com as Turmas B e C, o que também contribuiu para motivar os alunos e manter o nível de interesse pela disciplina. No processo de observação e análise das aulas gravadas fui orientada pela professora de Didáctica do Ensino Especializado que indicou alguns aspectos a melhorar, nas práticas lectivas filmadas e analisadas, e sugeriu formas de o fazer. Um dos pontos mais relevantes foi perceber que é necessário dar um feedback mais preciso aos alunos. A realização de um estágio profissional foi um momento privilegiado de ligação entre a prática docente profissional e a actividade de investigação. A possibilidade de exercer a actividade docente numa escola do Ensino Especializado da música, com as suas turmas e alunos, com qualidades, dificuldades e características específicas, aliada à análise e à reflexão que a elaboração do relatório proporcionou, conduziram a uma consciencialização e a uma consequente melhoria da minha prestação docente.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - O Relatório de Estágio do Ensino Especializado inclui uma segunda secção que descreve o projecto de investigação realizado sobre a temática "A opinião dos professores sobre o impacto da performance na disciplina de FM na motivação dos alunos". Com carácter exploratório, esta investigação pretendeu averiguar a percentagem de professores que estabelecem como objectivo o desenvolvimento de capacidades performativas na disciplina de FM e qual a contribuição desse objectivo para a manutenção de altos níveis de motivação dos alunos. As temáticas da performance musical e da motivação já foram alvo de um número substancial de projectos de investigação, embora na literatura consultada não tenha sido encontrada informação sobre a possível influência que a performance tem na motivação no contexto da disciplina de FM. De certa forma isso constituiu, por um lado, uma limitação e por outro, um desafio ao longo de todo o processo da investigação. De modo a recolher dados, foram realizadas entrevistas e foi lançado um questionário online dirigido a professores de FM. Após a recolha dos dados, estes foram analisados e organizados em gráficos e tabelas. Por fim, concluiu-se que os professores que FM consideram as competências performativas importantes e concordam que as mesmas têm impacto positivo na motivação dos alunos. Também foi possível perceber que muitos dos professores realizam audições e outras apresentações públicas de FM, atribuindo-lhes muita relevância. Tendo em conta a ausência de estudos que relacionem a performance e a motivação na disciplina de FM, este trabalho, apesar de se inserir numa investigação de mestrado com as condicionantes de tempo e dimensão que isso implica, é um contributo inicial para uma temática que pode ser desenvolvida. Essa temática de investigação pode levar os professores de FM a reflectir e a melhorar as suas práticas pedagógicas tornando a aprendizagem dos alunos mais eficaz e completa.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - The music teacher training internship was held at the Conservatório de Música de Cascais during the academic year 2015/2016. Three classes were chosen: Iniciação Musical 3, 1st and 6th grade of Musicianship. Quarterly and annual plans were designed within the deadlines, which was a major challenge, but provided a more structured teaching process and contributed to improve the organization and quality of the classes. Students taught during the internship showed very high levels of motivation, despite the lack of punctuality and attendance of some students in class A. That fact sometimes hindered the learning process of the students. In the educational practices held, a lot of sensorial work was done and the repertoire was chosen according to the age group of the students. The students were always interested in the repertoire chosen, and that contributed to maintain high levels of motivation throughout the year. The students in classes B and C presented themselves in a Musicianship class public performance, which helped to motivate and maintain their level of interest in the discipline. The teacher of the “Didactics for Professional Music Teacher’s Training” course gave a lot of feedback after the analysis of the recorded lessons, highlighting areas of improvement. Giving accurate and beneficial feedback to my students was considered the major aspect I should improve. This internship also made me aware of the importance and connection between professional teaching practices and research activities. The possibility to teach at a school of Specialized Music Education, with its classes and students and their qualities, specific difficulties and characteristics, has been most rewarding. Along with the teaching, analyzing videos, preparing this report and thinking about all the work done, has lead me to be constantly aware of my own qualities and flaws, consequently improving my teaching qualities and my practice, as a teacher.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - This music teacher training internship report includes a description of the research that aimed to find out and characterize "Teachers’ opinion about the impact of Musicianship performance in students' motivation". This study sought to ascertain the percentage of teachers who set as teaching objectives the development of their students’ performing skills in Musicianship course and also to find out the percentage of those that, aiming to maintain high levels of motivation, connected performance to that aspect. The topic of musical performance and motivation has been a targeted research area. However, there haven't been publications on the subject, supporting the possible influence of performance on motivation, in the context of the Musicianship classes. This constituted a limitation for this investigation but also a challenge. To collect data, a questionnaire was designed and sent to music teachers of the whole country, and interviews were conducted with Musicianship teachers. This data was tabulated and graphically represented for analysis. It was concluded from it that Musicianship teachers agree on the importance of developing student’s performance skills and that it has a positive impact on student’s motivation. It was also possible to verify that many of these teachers prepared and organized public presentations of their Musicianship’s students, attributing to those events great importance and relevance within the learning process. With the lack of current research regarding this topic and despite the time constraints, we consider the following research gives an honest contribution to build the foundation for future studies related to this topic, which can and should be developed. We hope the work here presented can be of some use to the Musicianship teachers, that want to include in their teaching practices public performance and its preparation, as a mean of motivating their students and making the learning process more effective and beneficial.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201709031
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9989
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectMusicianshippt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleRelatório de estágiopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Documento final tese 17.7.pdf
Size:
1.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: