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Carl Philipp Emanuel Bach: as peças de carácter

dc.contributor.advisorCastro, Ana Mafalda
dc.contributor.advisorRosa, Joaquim Carmelo
dc.contributor.authorMatos, Maria Cândida Cunha da Rosa
dc.date.accessioned2019-01-28T17:07:24Z
dc.date.available2019-01-28T17:07:24Z
dc.date.issued2011-12
dc.descriptionRelatório de projeto - Mestrado em Músicapt_PT
dc.description.abstractNa escolha deste tema para o projecto que venho agora apresentar, terá também contribuído o facto de ser uma grande admiradora da obra de Bach, e de ter por este compositor uma afinidade muito especial. Quanto mais conheço e toco a sua música, mais me surpreende e me fascina. Além da minha motivação pessoal, julgo que ainda há muito a fazer a respeito deste grande compositor, que parece ter sido algo incompreendido e até, de certa maneira, maltratado, ao longo da História da Música. Os estudos sobre a obra de Bach também são recentes, tendo como marco a obra C.P. E. Bach Studies de Stephen L. Clark que, há cerca de trinta anos, por ocasião dos 200 anos da sua morte (1988), reuniu e publicou vários ensaios sobre o compositor. Desde então, os estudos que se têm vindo a realizar sobre a sua obra, têm revelado aspectos deveras interessantes, mostrando uma forte ligação às correntes estéticas e culturais do seu tempo, muito rico em inovação e exploração de novos rumos para as artes. Injustamente, foi visto por alguns como um mero compositor de transição, com um estilo ainda não definido. Talvez todo este movimento de redescoberta da sua obra venha ajudar a repor Bach no lugar de destaque que merece no panorama musical do período pós - Barroco, situando-o ao lado dos grandes compositores que marcaram decisivamente o curso da História da Música. Voltando ao repertório, as Peças de Carácter ainda não foram gravadas na sua totalidade e os instrumentos usados nas gravações editadas são apenas o clavicórdio e o fortepiano. Pretendo, com o meu recital, demonstrar que a abordagem destas peças em cravo é um interessante desafio para o intérprete, possibilitando revelar um vasto leque do colorido sonoro e capacidades expressivas do instrumento.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201710056
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9368
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCarl Philipp Emanuel Bachpt_PT
dc.subjectPós - Barrocopt_PT
dc.subjectPeças de Carácterpt_PT
dc.titleCarl Philipp Emanuel Bach: as peças de carácterpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleCarl Philipp Emanuel Bach: as peças de carácterpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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