Repository logo
 
Publication

O impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantes

dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorGama, Ana
dc.contributor.authorAntunes, Ana
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.date.accessioned2021-08-31T13:14:56Z
dc.date.available2021-08-31T13:14:56Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA situação pandémica que se vive desde o início de 2020 tem originado a reorganização dos processos de ensino e aprendizagem nos vários níveis de ensino, do qual o ensino superior não é exceção. Esta situação tem colocado um conjunto de constrangimentos, mas ao mesmo tempo de oportunidades, não só para os estudantes, mas também para os professores. Esta investigação tem como objetivo caracterizar a perceção dos estudantes de uma Escola Superior de Educação sobre o impacto da pandemia no processo de ensino e aprendizagem. Seguindo uma metodologia de carácter qualitativo, foi realizado um focus group, sendo a amostra constituída por 5 estudantes do 2.º ano e 5 estudantes do 3.º ano, com a representação de todas as licenciaturas. Os dados preliminares apresentados nesta comunicação assentam nas seguintes dimensões de análise: organização das aulas no 1.º semestre de 2020/2021; mudanças nas interações; adaptação dos/as docentes face ao ensino; e preocupação dos estudantes face às práticas profissionais Os dados apontam para uma diversidade na organização das unidades curriculares intra e inter licenciaturas. Também é evidente que o fator mais predominante na adaptação ao ensino é o efeito professor. Foram identificadas, ainda, mudanças em relação à interação e à forma dessa interação, quer entre colegas da mesma turma, quer com colegas de outras licenciaturas. Por fim, é de realçar a preocupação sobre as adaptações realizadas em relação às práticas profissionais e às consequências que poderão advir das mesmas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbnSandra
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13665
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectEnsino a presencialpt_PT
dc.titleO impacto da pandemia numa Escola Superior de Educação: as perceções dos estudantespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage199pt_PT
oaire.citation.startPage191pt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameGama
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameBianor
person.givenNameAna
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.ciencia-idBD1E-42A5-6338
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0002-0647-9820
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2d7689ab-cdde-481b-a4be-8ad3de2eb97d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
191_O impacto da pandemia numa Escola Superior de EducaçãoLivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf
Size:
213.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections