Repository logo
 
Publication

Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas

dc.contributor.authorNunes, Clarisse
dc.contributor.authorMadureira, Isabel
dc.date.accessioned2015-09-21T15:20:10Z
dc.date.available2015-09-21T15:20:10Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article aims to present a grid for intervention planning that facilitates the development of inclusive pedagogical practices. To this end we conducted a review of the literature focused on the concepts of inclusive education and Universal design for learning (Universal Design for Learning), which allowed to identify and substantiate relevant dimensions to consider in planning of pedagogical intervention ensuring access, participation and success for all students. With this grid for educational intervention planning we intended to ultimately stress the need and the importance of developing planning processes that resorts to diverse forms of motivation and involvement of students, allowing multiple processes of presentation of content learning and the use of various forms of action and expression on the part of students.en
dc.description.abstractRésumé Cet article vise à présenter une grille de planification de l‟intervention facilitatrice du développement des pratiques pédagogiques inclusives. À cette fin, nous avons procédé à une revue de la littérature portant sur les concepts de l'éducation inclusive et de la conception universelle de l'apprentissage (Universal Design for Learning), qui nous a permis d‟identifier et justifier la pertinence des dimensions à prendre en considération dans la planification de l'intervention éducative, de forme à garantir l'accès, la participation et la réussite de tous les élèves. Avec la présentation de la grille de planification de l'intervention éducative, nous prétendons souligner le besoin et l'importance de développer des processus de planification qui fournissent des formes diversifiées de motivation et implication des élèves, qui envisagent de multiples façons de présenter les contenus à apprendre et, enfin, qui permettent l'utilisation de différentes formes d'action et d'expression par les élèves.fra
dc.identifier.citationNunes, C., Madureira, I., (2015) Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, 5(2), 126 - 143pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5211
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/84/89pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectAtividade e participaçãopt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.subjectActivity and participationen
dc.subjectUniversal design for learningen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectBesoins éducatifs particuliersfra
dc.subjectActivité et participationfra
dc.subjectConception universelle de l'apprentissagefra
dc.subjectÉducation inclusivefra
dc.subjectPratique pédagogiquefra
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage143pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage126pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticaspt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameAlexandrino Nunes
person.givenNameMaria Clarisse
person.identifier.ciencia-id1714-308F-9C8C
person.identifier.orcid0000-0002-6313-3439
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybb5eca4f-1b40-4a40-8815-5eb464988329

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
84-172-1-SM.pdf
Size:
401.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections