Repository logo
 
Publication

Adequações curriculares e estratégias de ensino em turmas inclusivas: um estudo exploratório no 1º Ciclo

dc.contributor.authorSilva, Alexandra Frias da
dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.date.accessioned2015-09-21T13:14:15Z
dc.date.available2015-09-21T13:14:15Z
dc.date.issued2015-07
dc.description.abstractA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no sistema educativo não tem sido fácil para as escolas nem para os professores, uma vez que exige mudanças na organização escolar e nas práticas curriculares. Este estudo centra-se nas decisões de planeamento curricular e estratégias de ensino protagonizadas por professores que lecionam em turmas inclusivas e tem como objetivo identificar conceções e práticas de diferenciação curricular para alunos com NEE. O estudo incide sobre 4 professores e respetivas turmas do 1º ciclo do Ensino Básico do mesmo Agrupamento de Escolas. Como processo de recolha dos dados utilizámos a entrevista e a observação direta. Concluímos que os professores assumem a necessidade de implementar adequações curriculares como resposta às diferenças e particularidades de cada aluno. No entanto, revelaram dificuldades ao nível da gestão curricular em turmas inclusivas e as práticas que desenvolvem nem sempre facilitam a implementação das adequações que reconhecem ser necessárias.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The inclusion of children with special needs in the education system has not been easy for schools nor teachers because it requires changes in school organization, curricular practices and conceptions of teaching and learning. This study focuses on the decisions of curriculum planning and teaching strategies used by teachers in inclusive classrooms of primary schools. The study aims to identify concepts and practices of curriculum differentiation for students with special needs and it focuses on four teachers and their classes with special needs students included. The methodologies of data collection that we used were interview and direct observation. We conclude that teachers explicitly express the need to implement curricular adjustments for the students with special needs. However, in practice, the teachers revealed difficulties in the curriculum management in inclusive classrooms and the practices that they develop do not always facilitate the implementation of the adjustments that they know are needed.en
dc.description.abstractRésumé L'inclusion des élèves en situation de handicap dans le système éducatif n'a pas été facile pour les écoles et les enseignants, car elle implique des changements dans l'organisation scolaire et les pratiques pédagogiques. Cette étude porte essentiellement sur les décisions de planification et les stratégies pédagogiques mises en place par des professeurs qui enseignent dans des classes inclusives et a pour objectif l’identification de conceptions et pratiques de différenciation curriculaire avec des élèves en situation de handicap. L'étude se centre sur quatre enseignants et leurs classes respectives dans le 1er cycle de l'enseignement de base dans le même établissement scolaire. Comme méthodologie de recueil de données, nous avons utilisé l'entretien et l'observation directe. Nous concluons que les enseignants assument la nécessité de mettre en oeuvre des adaptations du programme en réponse aux différences et particularités de chaque élève. Cependant, ils révèlent des difficultés dans la gestion des programmes dans les classes inclusives et les pratiques qu’ils mettent en place ne facilitent pas toujours la mise en oeuvre des adaptations qu’ils reconnaissent comme nécessaires.fra
dc.identifier.citationSilva, A., Leite, T., (2015) Adequações curriculares e estratégias de ensino em turmas inclusivas: um estudo exploratório no 1º Ciclo, Da Investigação às Práticas, 5 (2), 44 - 62.pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5206
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/80/pdf_8pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectAdequações curricularespt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.subjectCurriculum modificationsen
dc.subjectTeaching strategiesen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectÉlèves en situation de handicapfra
dc.subjectAdaptations curriculairesfra
dc.titleAdequações curriculares e estratégias de ensino em turmas inclusivas: um estudo exploratório no 1º Ciclopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage62pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage44pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticaspt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameLeite
person.givenNameTeresa
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
80-181-1-PB.pdf
Size:
219.74 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections