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Os meninos à face da terra não gostam de rosa (r.c.) – estudo de caso acerca da influência das conceções de género num grupo de 4 anos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorLino, Dalila Maria Brito da Cunha
dc.contributor.authorPatias, Bianca Micaela Lourenço
dc.date.accessioned2025-10-22T09:07:55Z
dc.date.available2025-10-22T09:07:55Z
dc.date.issued2025-09-08
dc.date.submitted2025-06-29
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) com a principal finalidade de apresentar o meu período de intervenção, na posição de educadora estagiária, em contexto de jardim de infância. Assim, assumindo uma perspetiva reflexiva e mobilizando fundamentação pertinente, apresento o meu período de prática que decorreu junto de um grupo de crianças com quatro anos de idade numa organização socioeducativa de cariz privado. Como tal, é apresentada uma breve introdução, a caracterização do meio envolvente e contexto da organização socioeducativa onde aconteceu a prática, da equipa, das crianças e suas respetivas famílias. Surgem ainda as intencionalidades por mim definidas como orientadoras da minha prática pedagógica e autoavaliação das mesmas, a apresentação da investigação realizada com origem numa problemática identificada junto do grupo da PPSII, a reflexão acerca da construção da minha profissionalidade enquanto educadora de infância e as considerações finais. A problemática identificada junto do grupo da PPSII e investigada com a participação das crianças, educadora cooperante e famílias, remete para a influência das conceções de género em momentos de escolha por parte de um grupo de crianças com quatro anos. Assumiu-se como foco do estudo de caso desenvolvido os momentos de escolha de brinquedos, brincadeiras ou pares. Isto é, situações de escolha de crianças por outras, de forma autónoma e sem constrangimentos. Os resultados do estudo permitiram verificar a presença de estereótipos de género, por vezes, muito concretos que são utilizados pelas crianças como justificações das suas escolhas ou reconhecidos, por outras, como limitadores das suas escolhas. A par do referido, as crianças mostraram ainda possuir estereótipos referentes ao seu e ao sexo oposto.por
dc.description.abstractThis report is part of the Curricular Unit Supervised Professional Practice II (PPSII) and has the main purpose of presenting my period of intervention as a trainee educator in a kindergarten setting. Thus, taking a reflective perspective and mobilizing pertinent authors, I present my period of practice, which took place with a group of fouryear-old children in a private socio-educational organization. As such, I present a brief introduction and characterization of the environment and context of the socio-educational organization where the practice took place, the team, the children and their families. Then there are the intentions I defined to guide my pedagogical practice and their self assessment, the presentation of the research carried out based on a problem identified with the PPSII group, the reflection on the construction of my professionalism as a nursery school teacher and the final considerations. The problem identified by the PPSII group and investigated with the participation of the children, cooperating teacher and families, refers to the influence of gender conceptions on moments of choice by a group of four-year-old children. The focus of the case study was on moments of choosing toys, games or pairs. In other words, situations where children choose for others, autonomously and without constraints. The results of the study revealed the presence of gender stereotypes, sometimes very concrete, which children use to justify their choices or recognize as limiting their choices. In addition, the children also showed that they had stereotypes about their own and the opposite sex.eng
dc.identifier.citationPatias, B. M. L. (2025). Os meninos à face da terra não gostam de rosa (r.c.) – estudo de caso acerca da influência das conceções de género num grupo de 4 anos [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22188
dc.identifier.tid204003270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22188
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEstereótipos de género
dc.subjectEducação pré-escolar
dc.subjectExpectativas sociais
dc.subjectDesigualdade de género
dc.subjectGender stereotypes
dc.subjectPreschool education
dc.subjectSocial expectations
dc.subjectGender inequality
dc.titleOs meninos à face da terra não gostam de rosa (r.c.) – estudo de caso acerca da influência das conceções de género num grupo de 4 anos
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestre em Educação Pré-Escolar

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