Repository logo
 
Publication

A exigência cognitiva do currículo dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma análise comparativa

dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.date.accessioned2024-03-04T14:42:34Z
dc.date.available2024-03-04T14:42:34Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractRecentemente, foi desenhado um novo currículo em Portugal que envolveu, entre outras medidas, a definição de Aprendizagens Essenciais (AE). Este estudo tem como objetivo analisar e retratar as características gerais do currículo dos primeiros anos de escolaridade e comparar a exigência cognitiva das AE de diferentes anos de escolaridade e disciplinas. A análise documental foi adotada como método de pesquisa e a revisão da taxonomia de Bloom foi utilizada para avaliar o nível de exigência cognitiva das AE. A análise do currículo mostrou diferenças na estrutura e formulação da AE do 1º Ciclo do Ensino Básico entre a disciplina de Portugu.s, Matemática e Estudo do Meio. Além disso, o currículo de Matemática apresenta uma exigência globalmente mais elevada e um maior equil.brio entre diferentes n.veis de exig.ncia cognitiva; o Estudo do Meio enfatiza capacidades ao nível da Evocação e da Análise, e o currículo de Português dá primazia a capacidades ao nível da Evocação e da Aplicação. Por fim, as três disciplinas têm diferentes perfis e padrões de progressão entre os diferentes anos de escolaridade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24140/issn.1645-7250.rle61.02pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17173
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectExigência cognitivapt_PT
dc.subjectTaxonomia de Bloompt_PT
dc.titleA exigência cognitiva do currículo dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma análise comparativapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage47pt_PT
oaire.citation.issue61pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume61pt_PT
person.familyNameLeite
person.familyNameValente
person.givenNameTeresa
person.givenNameBianor
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.scopus-author-id55798180500
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A exigencia cognitiva do curriculo dos primeiros anos de escolaridade.pdf
Size:
915.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections