Publication
A exigência cognitiva do currículo dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma análise comparativa
dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.contributor.author | Valente, Bianor | |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T14:42:34Z | |
dc.date.available | 2024-03-04T14:42:34Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Recentemente, foi desenhado um novo currículo em Portugal que envolveu, entre outras medidas, a definição de Aprendizagens Essenciais (AE). Este estudo tem como objetivo analisar e retratar as características gerais do currículo dos primeiros anos de escolaridade e comparar a exigência cognitiva das AE de diferentes anos de escolaridade e disciplinas. A análise documental foi adotada como método de pesquisa e a revisão da taxonomia de Bloom foi utilizada para avaliar o nível de exigência cognitiva das AE. A análise do currículo mostrou diferenças na estrutura e formulação da AE do 1º Ciclo do Ensino Básico entre a disciplina de Portugu.s, Matemática e Estudo do Meio. Além disso, o currículo de Matemática apresenta uma exigência globalmente mais elevada e um maior equil.brio entre diferentes n.veis de exig.ncia cognitiva; o Estudo do Meio enfatiza capacidades ao nível da Evocação e da Análise, e o currículo de Português dá primazia a capacidades ao nível da Evocação e da Aplicação. Por fim, as três disciplinas têm diferentes perfis e padrões de progressão entre os diferentes anos de escolaridade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.24140/issn.1645-7250.rle61.02 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17173 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Exigência cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Taxonomia de Bloom | pt_PT |
dc.title | A exigência cognitiva do currículo dos primeiros anos de escolaridade em Portugal: uma análise comparativa | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 61 | pt_PT |
person.familyName | Leite | |
person.familyName | Valente | |
person.givenName | Teresa | |
person.givenName | Bianor | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-0105-CD3A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2969-9882 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6541-8000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55798180500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56971104800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A exigencia cognitiva do curriculo dos primeiros anos de escolaridade.pdf
- Size:
- 915.48 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: